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Avast compra a sua rival AVG por 1,3 mil milhões de dólares

Os novos sistemas operativos estão mais seguros, mas as ameaças à segurança dos dispositivos não têm afrouxado, como tal, produtos e empresas de segurança são ainda um grande negócio.

A provar este facto está a compra da AVG Technologies pela Avast Software. Num investimento de 1,3 mil milhões de dólares, a Avast cria assim um gigante grupo de segurança.

Avast compra conterrânea

Fundada na Checoslováquia em 1991 – inicialmente chamada de Grisoft — a AVG cresceu ao ponto de se tornar numa das mais prestigiadas marcas se software para desktop e mobile. Além disso, a empresa fornece um alargado leque de serviços, como o AVG Cleaner para Android e Mac. A empresa tem agora a sua sede em Amesterdão, Holanda.

As origens da Avast também estão na antiga Checoslováquia. A empresa foi fundada em 1988 na cidade de Praga. Desde então, tem emergido como uma das principais empresas de segurança online e é referido que controla mais de um quinto do mercado de software antivírus mundial. Embora seja mais conhecida pelo seu software de segurança, a Avast ramificou-se noutros sectores – no início deste ano, a empresa lançou uma nova iniciativa para revelar os melhores hotspots Wi-Fi, recorrendo a dados recolhidos em modo contribuição colaborativa.

 

O que move a Avast?

Este passo pode ser um importante salto no que toca à segurança online. A Avast refere que está a comprar a AVG para “ganhar escala, profundidade tecnológica e amplitude geográfica” e para que possa “tirar proveito das emergentes oportunidades de crescimento em segurança na Internet, bem como em eficiência organizacional.”

As empresas combinadas terão acesso a “400 milhões de terminais” — isto é, dispositivos que têm alguma espécie de aplicação Avast ou AVG instalada. Metade dos quais são dispositivos móveis (novo perfil do utilizador), mercado que tem sido o equilíbrio, dado o abrandamento destes produtos no segmento desktop.

O acesso a mais dispositivos servirá para a empresa alargar também a sua base de dados de malware, o que significa ter mais vantagem no posicionamento e oferta de produtos de segurança no mercado.

Estamos numa indústria de rápida mudança, e esta aquisição dá-nos a amplitude e a profundidade tecnológica para sermos a escolha do fornecedor de segurança para os nossos clientes actuais e futuros.

Referiu o CEO da Avast, Vincent Steckler.

Avast pagará 25 dólares por cada acção da AVG

O objectivo desta aquisição está bem definido, duas empresa com origem na República Checa, uma cultura empresarial idêntica, uma missão bem delineada no campo da segurança e a formação de um grupo gigante para abater a concorrência de outras empresas que têm estado no auge deste mercado. Agora uma estrutura mais cimentada e capaz de suster as oscilações naturais de um mercado em rápida transfiguração.

Combinando os pontos fortes destas duas grandes empresas da tecnologia, ambas fundadas na República Checa e com uma cultura e missão comum, coloca-nos numa óptima posição para tirar proveito das novas oportunidades à nossa frente, como a segurança no enorme crescimento da Internet das Coisas.

Rematou Vincent Steckler.

Embora tenha sido dada a luz verde para esta transacção por parte dos conselhos de administração de ambas as empresas, a AVG é uma empresa de capital aberto (na New York Stock Exchange), o que significa que os seus accionistas devem também aprovar o negócio. Mas a Avast diz que espera que a transacção seja finalizada entre Setembro e Outubro de 2016.

 

Reuters

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