A tecnologia faz girar o mundo. É uma frase que poucos terão coragem de contrariar mesmo quando se apontam vícios e risco de segurança na sua utilização. Mas a tecnologia é muito mais que isso e, quando aproveitada com qualidade, a tecnologia pode mesmo mudar a vida de milhares de crianças em todo o mundo, todos os dias.
E se usássemos a tecnologia para ajudar crianças com problemas? Se, por exemplo, no autismo usássemos mais ferramentas tecnológicas para entrar no espaço confinado do autista?
O autismo é um distúrbio neurológico que afecta o modo como uma pessoa se comunica e se relaciona com as pessoas em seu redor. Sendo que normalmente, crianças com autismo, têm problemas em se comunicar com outras pessoas, problemas em olhar outras pessoas nos olhos e em alguns casos ficam perturbadas simplesmente por ouvirem algum tipo de ruído ou verem algum tipo de luz brilhante.
No entanto, esta perturbação é uma condição espectro, o que significa que apesar de os autistas terem algumas dificuldades em comum, a sua condição pode também ser afectada de maneiras diferentes. Sendo que, muitas pessoas que sofrem de autismo podem viver uma vida relativamente independente.
Além disso, existe ainda o Síndrome de Asperger, uma ‘sub-categoria’ do autismo, onde, normalmente, incluiu uma inteligência acima da média. Podendo estas pessoas ter menos problemas com a fala, mas podem no entanto continuar a ter dificuldades de compreensão e comportamento.
Mas em que aspectos é que a tecnologia pode melhorar a vida das crianças autistas?
- Compreensão geral do ambiente em seu redor;
- Habilidades de interacção social;
- Habilidades de comunicação;
- Habilidades de atenção;
- Habilidades de motivação;
- Habilidades de organização;
- Habilidades académicas;
- Habilidades de auto-ajuda;
- Habilidades de hábitos diários.
De que forma a tecnologia tem influência nessa melhoria?
A vida destas pessoas tem uma melhoria significativa a partir do momento em que começam a utilizar tecnologias assistivas. Mas o que são estas tecnologias afinal? As tecnologias assistivas são todos os equipamentos e sistemas que podem ser modificados ou personalizados de forma a aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de pessoas com algum tipo de dificuldade funcional, como é o caso das pessoas que sofrem de autismo.
Normalmente, as crianças que sofrem de autismo processam de forma mais fácil e célere informação visual do que informação auditiva. Logo, sempre que são utilizados dispositivos tecnológicos com estas crianças, como é o caso de tablets ou mesmo smartphones, está a ser transmitir informação através da sua área mais forte de processamento, a área visual.
Posto isto, pode afirmar-se que a utilização deste tipo de tecnologias no dia-a-dia destas crianças poderá melhorar muito as suas capacidades.
De forma a comprovar isto, alguns investigadores no Canadá seleccionaram 12 crianças autistas em 6 salas de aula na cidade de Ontário. Essas salas receberam vários tablets para um teste de seis meses.
Após os seis meses, estes investigadores chegaram à conclusão que nove dessas doze crianças mostraram uma evolução a nível das suas habilidades de comunicação. Além de que, a sua motivação aumentou em cerca de 75%, aumentando ao mesmo tempo a sua capacidade de atenção e a sua capacidade de interagir com os outros.
Dados Interessantes
- Pensa-se que cerca de uma em cada 50 crianças no mundo inteiro tem alguma forma de autismo, número que tem vindo a aumentar de ano para ano.
- Uso da tecnologia para o tratamento do autismo tem vindo igualmente a aumentar, principalmente com a criação de dispositivos como Tablets, Smartphones, entre outros.
- Simples aplicações, como jogos por exemplo, fazem estas crianças sentirem-se seguras, fazendo com que se comuniquem mais facilmente.
- Crianças com autismo, utilizam as tecnologias para mostrar coisas que pretendem, onde gostariam de ir e até mesmo para praticar caligrafia e cálculo.
- Normalmente, as crianças autistas gostam de comboios porque eles são previsíveis, seguem sempre o mesmo caminho e abrem e fecham as portas sempre da mesma forma.
Projecto Toca Boca
Toca Boca é uma empresa sueca de desenvolvimento de jogos para crianças entre os 3 e os 6 anos. Muito embora a empresa não desenvolva os seus jogos especificamente para crianças autistas, as suas aplicações tornaram-se muito populares entre elas.
Com este artigo, apenas queremos mostrar que a tecnologia é utilizada hoje em dia para muito mais do que é anunciado nos média, e que realmente para muitas pessoas, a tecnologia pode ser muito importante, pois pode melhorar de forma significativa a maneira como estas crianças vivem e como enfrentam o mundo.
Desta forma mostramos que a tecnologia não tem apenas como objectivo o lazer, ou até mesmo mostrar a superioridade, apenas porque se tem uma tecnologia de ultima geração, ou de topo, tecnologia, a tecnologia para muitos é torna-os apenas superficiais, mas para outras faz toda a diferença.