Pplware

Aura – O ambiente gráfico do Chrome OS

Desde o lançamento do Chrome que a Google tenta lançar para o mercado o seu sistema operativo. A sua ideia é extremamente simplista e pretendia criar um SO que assentasse unicamente no seu browser.

Claro está que esta simplicidade pode ter estado na base da pouca visibilidade e da fraca adesão que este sistema operativo até agora tem tido.

Cientes desta mudança e da necessidade de dotar o seu sistema operativo de uma interface mais moderna e com aceleração de hardware, a Google começou a desenvolver o seu próprio gestor de janelas. O Aura, é este o seu nome, chegou agora às versões estáveis do Chrome OS.

Ao adoptarem esta nova imagem e gestão de janelas, a Google está a caminhar contra o que inicialmente definiu.

O seu SO limpo e assente no seu browser está agora com uma imagem mais parecida com a dos seus concorrentes.

Esta alteração não é necessariamente má e vai permitir explorar ao máximo todas as capacidades de aceleração de hardware que as máquinas têm disponíveis.

The goal is to produce a new desktop window manager and shell environment with modern capabilities. The UI must offer rich visuals, large-scale animated transitions and effects that can be produced only with the assistance of hardware acceleration.

O Chrome OS abandonou a interface simples que tinha e passou agora a ter um ambiente de trabalho, uma barra de tarefas e as aplicações são arrumadas nesse ambiente de trabalho.

Está também garantida a possibilidade de configurar fundos de wallpapers overlapping windows.

anterior próxima

Para já a Google apenas disponibilizou esta actualização, a Dev, para os Chromebooks da Samsung e da Acer. O Chromebooks Cr-48 vão saltar esta versão, a 19.

Esta mudança é apenas a primeira de outras que se esperam venham a tomar forma no Chrome OS. A Google está agora apostada em dar uma imagem mais apelativa ao seu SO e com certeza que outras novidades vão surgir em breve.


Homepage: Aura
Homepage: Chrome OS

Exit mobile version