Pplware

Aulas de programação vão chegar ao 1º ciclo do ensino básico

Tal como as disciplinas de Inglês, Educação Física ou até mesmo Cidadania, as crianças do primeiro ciclo do ensino básico poderão passar a aprender noções de programação.

Este é um projecto-piloto levado a cabo pela Direcção-Geral da Educação. O projecto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nesta primeira fase, será incluído apenas nas escolas que demonstrem interesse pela matéria e que nele se inscrevam.

A capacitação digital é cada vez mais uma necessidade que se repercutirá tanto no mundo do emprego como na vida quotidiana. Segundo os dados da Comissão Europeia, a Europa precisará de cerca de 900 mil trabalhadores nas áreas TIC e de cerca de 2 milhões, se incluirmos as CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), já em 2020.

Tendo em conta estas necessidades, a Direcção-Geral da Educação desafia as escolas públicas de Portugal Continental a serem as primeiras a ensinar programação aos seus pequenos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, já a partir do próximo ano lectivo.

Até ao dia 15 de Abril de 2015, cada Direcção de Agrupamento de Escolas deverá, através do preenchimento de um formulário, identificar as escolas que pretende inscrever neste projecto-piloto. Esta iniciativa poderá ser dinamizada quer na Oferta Complementar quer nas Actividades de Enriquecimento Curricular, sendo esta uma opção a tomar pelos órgãos internos do Agrupamento.

Os Agrupamentos participantes poderão indicar até três professores para participar na formação, a promover pela DGE, que decorrerá em sistema de e-learning durante os próximos meses de Junho e Julho. As escolas terão, ainda, acesso a um sistema de acompanhamento e apoio online, através de uma comunidade de prática alojada no site da iniciativa.

Até agora, estão já cerca de 65 escolas inscritas no projecto-piloto que irá incidir no ensino das linguagens de programação de interface gráfica Kodu e Scratch.

Considera esta uma medida importante para a formação das crianças?

Exit mobile version