Há diferenças que nem mesmo a tecnologia consegue ultrapassar. Esta realidade foi visível no mês passado quando a Samsung anunciou o seu Galaxy S7 edge Edição Jogos Olímpicos. A empresa sul-coreana lançou no mercado esta edição e, como patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ofereceu 12500 smartphones Galaxy S7 edge Jogos Olímpicos, juntamente com os earbuds wireless IconX.
A ideia seria cada atleta que participasse nos Jogos Olímpicos, receber um exemplar, mas ao que parece o fosso político que divide as Coreias também aqui dividiu nas ofertas.
Galaxy S7 edge que separa as Coreias
A Samsung ofereceu a cada atleta, das comitivas que participam nos Jogos Olímpicos Rio 2016, uma unidade da edição limitada do Galaxy S7 edge Jogos Olímpicos e todos receberam… todos menos os atletas norte-coreanos! Segundo informações veiculadas pela Digital Trends, estes smartphones foram atribuídos no dia 5 de Agosto nas festividades pré-jogos.
Os atletas norte-coreanos foram impedidos de participar e não foram autorizados a transportar os Galaxy S7 durante a cerimónia de abertura. Para se certificarem que, de facto, isso não acontecia, o responsável da equipa norte-coreana confiscou os dispositivos para que os atletas não pudessem ter aceso à exibição da Samsung que foi apresentada no dispositivo. Até esta altura os atletas ainda não receberam os Galaxy S7 edge.
Considerando a tensão existente entre os dois países, os participantes da Coreia do Norte poderão nunca mais ver o smartphone de edição limitada que a Samsung preparou, ainda para mais porque é “da praxe” os funcionários do país confiscarem os dispositivos electrónicos dos atletas com receio que estes vejam a realidade fora das fronteiras e queiram desertar.
Mas não é só aqui que se vê a pressão para que os atletas da Coreia do Norte não se misturem com as restantes comitivas. Os atletas também não estão autorizados a frequenter locais de interesse ou mesmo a conviver com os restantes atletas durante as Olimpíadas Rio 2016. Se a questão está relacionada apenas com os resultados, então a Coreia do Norte está bem posicionada, pois detém actualmente a posição 20 do ranking desta edição dos Jogos Olímpicos.