Os esquemas para tentar ludibriar os utilizadores online não param de crescer. No início do ano começaram a circular alguns e-mails associados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) cujo objetivo era convencer o destinatário a carregar na imagem que descarregará e instalará software malicioso.
Esse esquema volta agora a ser usado pelos piratas informáticos e a AT já emitiu um alerta.
A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico nas quais se solicita a regularização de dívidas fiscais. Desta vez o e-mail emissor vem em nome da AT só que o e-mail associado é Lucas@listadedevedores03.rocks: exemplo: De: Autoridade Tributária e Aduaneira <Lucas@listadedevedores03.rocks>. Ao carregar na imagem o utilizador é redirecionado para o domínio debitos.autoridadetributaria.bid que por sua vez redireciona para uma máquina alojada no serviço de cloud backblaze (onde tem sido alojado vário malware que está associado a este tipo de ameaças).
Se recebeu alguma mensagem deste tipo saiba que é falsa e deve ser ignorada.
A Autoridade Tributária e Aduaneira deixa algumas recomendações:
- Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens electrónicas;
- Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção;
- Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros.
- Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;
- Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.
As Finanças recomendam ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível aqui.