Pplware

Atenção ao telemóvel! GNR e PSP passam em média 115 multas por dia

Apesar de todos os alertas ao nível da sinistralidade, os portugueses continuam a desrespeitar a lei e a usar os telemóveis em plena condução. Além de atenderem e efetuarem chamadas, enviar SMS, há indicações que os condutores até usam os dispositivos para verem televisão enquanto conduz.

Em média, a GNR e a PSP juntas passaram 115,5 multas por dia até ao passado mês de setembro.


A notícia foi avançada pelo JN que revela, segundo dados da GNR e da PSP, que os portugueses continuam a usar e abusar do telemóvel enquanto conduzem e a comprová-lo está o aumento das multas. De acordo com os dados, em média, foram passadas 115,5 multas por dia até setembro.

O número já ultrapassou o das contraordenações diárias por uso do telemóvel ao volante em 2017 (114,1), o que indica que, no final do ano, o total de multas poderá ser superior ao do ano passado, ainda que aquém das 158 multas/dia em 2016.

Entre 1 de janeiro e 15 de setembro deste ano a GNR passou 16640 multas aos condutores por estes fazerem uso do telemóvel/smartphone enquanto conduziam e a PSP contabilizou 12 427 multas. Contas feitas, são quase 30 mil multas que dá uma média diária de 115,5 multas.

Jorge Jacob, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), referiu ao JN que estes são dados preocupantes e que o fator distração pode acabar num sinistro. O presidente da ANSR referiu ainda que cada vez é mais difícil apanhar os condutores que cometem este tipo de infrações, pelo facto dos dispositivos móveis estarem interligados com o próprio sistema do veículo.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

O telemóvel e a condução

Se conduzir pense em si e nos outros … não use o telemóvel!

Leia também…

Exit mobile version