A TDT está a mudar… mas calma! Como temos vindo a informar, em alguns locais as frequências vão ser outras e, nesse sentido, é preciso voltar a sintonizar.
Não é preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador.
Segundo as indicações da União Europeia, quem tem TDT vai ter de mudar as frequências. Atualmente estão disponíveis sete canais de televisão “gratuitos”, por isso, poderá ficar sem televisão se não fizer nada. Mas espere…
A primeira alteração vai acontecer no emissor de Odivelas Centro, a 27 de novembro. Depois há outros emissores que também vão mudar. Pode ver aqui quando haverá alterações na sua zona.
Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?
Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:
- 1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
O processo de alteração para as novas frequências será gradual. Com as mudanças no emissor de Odivelas, tal afetará todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.
Tem dúvidas sobre TDT? Linha gratuita de apoio da ANACOM
A partir do passado dia 15 quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da TDT poderá ligar para o 800 102 002. Este é o número gratuito disponibilizado pela ANACOM para este efeito.
A ANACOM refere que o número está disponível entre as 9h e as 22h todos os dias. A Autoridade das Comunicações refere ainda que, no dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, o horário do serviço será alargada.