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Atenção à mensagem para pagar uma contraordenação! É Phishing…

Atenção ao ataque de Phishing que anda a circular! As comunicações digitais têm muitas vantagens tanto para o bem como para o mal. Nos últimos tempos, têm-se intensificado as burlas digitais que visam enganar os utilizadores para lhes roubar dados (ex. passwords) e até dinheiro.

Uma das mais recentes burlas chega em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Se receber esta mensagem apague de imediato… é um ataque de Phishing.


De acordo com a informação da ANSR, existem emails falsos enviados em nome desta Autoridade, que notificam as pessoas de um auto de contraordenação, indicando um link onde devem carregar. Trata-se de “Phishing”, uma tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, por meio de disfarce de uma entidade conhecida, pelo que não se deve seguir essa instrução.

A ANSR refere ainda que todas as notificações  são efetuadas por correio.

O que é um ataque de Phishing e como validar?

Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.

Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:

Como validar se é um email de Phishing

  1. Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem  a partir do qual recebeu a comunicação é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras (ptips.pt em vez de ptisp.pt, por exemplo);
  2. Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial.  Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
  3. Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
  4. Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
  5. As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
  6. Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website
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