Pplware

Ataques de drones deixam 1,5 milhão de ucranianos às escuras

Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia têm sido usadas as mais diversas armas. Uma das “novidades”, face a outras guerras que conhecemos, são os drones, que têm feito enormes destruições.

A cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, ficou quase totalmente sem eletricidade, após um ataque de drones explosivos lançado pela Rússia, segundo revelaram as autoridades ucranianas.


A Rússia atacou a cidade com drones explosivos durante a noite

De acordo com Maksym Marchenko, governador da região de Odessa, a Rússia atacou a cidade com drones explosivos durante a noite de sexta para sábado. “Devido aos ataques, não há eletricidade em quase todos os distritos e comunidades da nossa região”, Marchenko acrescentou que dois drones foram abatidos por unidades de defesa aérea ucranianas.

No Telegram, o assessor da presidência ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, referiu que a cidade está sem energia. “A situação continua difícil, mas está sob controlo”.

A principal cidade exportadora de cereais ucranianos está a manter hospitais e outros serviços de urgência operacionais ativos com recurso a geradores, mas os seus habitantes enfrentam agora o inverno em dificuldades acrescidas.

Na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, revelou que irá continuar a rede de energia da Ucrânia, apesar das duras críticas ocidentais aos ataques sistemáticos que deixam milhões de pessoas no frio e no escuro.

Antes da guerra, o porto de Odessa, no Mar Negro, era o destino de férias favorito de muitos ucranianos e russos, mas tudo mudou com o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Exit mobile version