Foi através de um comunicado que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica deu a conhecer que está à procura de condutores da Uber. Segundo informações divulgadas recentemente, foi identificado um veículo suspeito, havendo assim provas de que empresa concorrente ao serviço de táxis tradicional ainda se mantém activa em Portugal.
De acordo com o comunicado, a ASAE refere que “… foram realizadas diversas diligências na zona de Lisboa, no sentido de se identificarem possíveis infractores. Da operação resultou a identificação de um veículo suspeito de prestar serviço através da plataforma UBER, tendo sido possível apurar que o motorista se encontrava em exercício de actividade para uma empresa parceira da UBER, possuindo esta alvará de licença somente para aluguer de viaturas com motorista”.
A acção levada a cabo pela autoridade alimentar visa assegurar a decisão do Tribunal da Comarca de Lisboa, depois de uma providência cautelar interposta pela ANTRAL, que determinou em Abril “…a cessação da actividade de transporte de passageiros em automóveis ligeiros por meio de aplicação destinada a esse fim, bem como cessar a angariação de meios e a execução de contratos de transporte de passageiros sob a designação ‘UBER’”.
Até ao momento não houve qualquer reacção por parte da UBER.