Pplware

As tendências tecnológicas para a CES 2015

A primeira grande feira tecnológica do ano está prestes a arrancar. É já no próximo dia 6, na CES 2015 em Las Vegas, que o mundo vai conhecer algumas das novidades que as grandes marcas estão a preparar para o novo ano.

Dentro deste panorama tecnológico, podemos já adivinhar quais serão as grandes tendências e para onde se está a virar o mercado.

Serão cinco as grandes tendências tecnológicas deste novo ano. Acompanhando a evolução do mercado durante 2014, é fácil distinguir as tecnologias que irão merecer destaque na CES 2015.

 

1. Casas Inteligentes e a Internet das Coisas

As casas vão ser cada vez mais inteligentes, este é um conceito que está a evoluir de forma bastante sustentada, são cada vez mais as famílias que vão, a pouco e pouco, introduzindo este conceito nos seus lares. Os electrodomésticos começam a comunicar entre si, com o smartphone ou com o computador e essa tecnologia começa a fazer parte das escolhas dos consumidores.

Esta é uma tendência que apesar de já estar a ser desenvolvida há muitos anos, tomou um novo fôlego desde que a Google e a Apple começaram a apresentar as suas próprias plataformas de desenvolvimento para a Internet das Coisas.

Neste universo são as grandes empresas como a Samsung, a Honeywell ou a Schlage que irão sem dúvida brilhar com grande presença na feira. 2015 poderá finalmente ser o ano em que as casas passarão a ser casas verdadeiramente tecnológicas.

 

2. Wearables

Os wearables representam um conceito que marcou 2014, para o qual contribuiu o boom dos smartwatches e das bandas inteligentes principalmente para a monitorização da actividade física.

Para este início de ano, o Apple Watch é talvez dos gadgets mais aguardados do mercado e que poderá vir a alterar a forma como o mercado olhou para estes equipamentos até agora.

Os smartwatches serão sem dúvida alguma uma das grandes presenças nesta edição da CES e certamente que os veremos a fazer mais do que medir a frequência cardíaca ou a monitorizar a actividade física.

 

3. Realidade Virtual

Este ano que passou tivemos a Oculus Rift a ser adquirida pelo Facebook e a Samsung a apresentar o seu Gear VR.

A Samsung e a Google já começaram a desenvolver conteúdos que transformam um simples smartphone num objecto que transporta o utilizador para 3 dimensões.

Assim, não será de espantar que esta seja uma tendência para este novo ano. Veremos o que os grandes fabricantes de software serão capazes de apresentar e até que ponto outras empresas se atreverão a arriscar nesta realidade (virtual).

 

4. Carros Inteligentes

Quanto a esta tendência não existem quaisquer dúvidas, tanto as grandes fabricantes de carros como as grandes fabricantes de software querem ver os carros cada vez mais inteligentes e a comunicar com os seus condutores.

A corrida neste mercado será certamente uma corrida arriscada para as duas partes, mas no final será o condutor a ganhar com toda uma nova experiência de condução.

 

5. Os ecrãs 4K

Apesar de já começarmos a ouvir falar em ecrãs 5K, será o 4K a dominar a resolução dos ecrãs e a capacidade de gravação de muitos dispositivos.

O 4K poderá vir a ser tão comum em 2015 quando o Full HD foi em 2013, com preços cada vez mais apetecíveis. Nesta área destacar-se-ão marcas como a Sony, a Sharp ou a Panasonic.

Estando o caminho tecnológico apresentado, qual a tendência que mais o entusiasma?

Exit mobile version