O Windows Phone 8.1, a actualização que todos esperam que a Microsoft lance muito em breve, tem estado na ribalta nos últimos dias. Foram várias as fugas de informação que surgiram e que têm mostrado o que está para chegar.
Pois agora surgiram mais algumas novidades, fruto de uma fuga de informação de um programador que teve acesso a informação privilegiada. As novidades do Windows Phone 8.1 são várias e vão mostrar um sistema operativo renovado.
Depois de termos mostrado que está para chegar ao Windows Phone uma central de notificações, à semelhança do que acontece com outros sistemas operativo, eis que surgem agora novas imagens, muito mais detalhadas, sobre outras novidades que vão estar disponíveis.
Estas novas imagens surgiram no Reddit e foram publicadas por um programador que teve acesso à nova SDK que a Microsoft está a disponibilizar aos programadores. Este utilizador tem estado a documentar todas as novidades que foi encontrando e que são significativas, face ao que pode agora ser encontrado no Windows Phone.
A mais significativa de todas, e que provavelmente é das que tem menor expressão visual, é a tão esperada convergência entre o Windows Phone e o Windows RT.
Esta convergência, para já, significa que vai ser possível aos programadores criarem aplicações que correm em qualquer um desses dois sistemas operativos.
Essas aplicações vão ser baseadas em HTML e JavaScript e vão ser Aplicações Gerais, podendo ser corridas quer nos telefones, no ambiente Windows Phone, ou nos tablets, em ambiente Windows RT.
A prova da convergência que a Microsoft quer nos seus sistemas operativos começa a ganhar forma e está aqui patente a sua génese.
A somar a esta nova forma de criar aplicações, o Windows Phone 8.1 passa a ter algumas novidades interessantes.
Passa a ser possível controlar o consumo da bateria do telefone, num aplicação própria e que pode ser consultada a qualquer altura.
Para além disso, e pelo que pode ser visto na SDK, o Windows Phone 8.1 vai estar preparado para poder ser controlado sem botões físicos, sendo estes disponibilizados directamente na interface do sistema operativo.
Adicionalmente foi detectado que o Windows Phone passará a poder ter aplicações instaladas nos cartões externos de memoria, libertando assim a memória interna.
A nível das aplicações core do Windpws Phone passam a haver também algumas mudanças. A aplicação de áudio e vídeo é separada em duas distintas, tratando cada uma da sua área especifica.
O próprio browser do Windows Phone, o Internet Explorer, surge actualizado e com uma melhoria que deixará os utilizadores satisfeitos. Finalmente, e depois de uma guerra grande com a Google, os vídeos do YouTube podem ser já reproduzidos neste browser, sem qualquer problema.
Há também novidades ao nível do multitasking no Windows Phone. Em vez do processo actual, em que o botão de back termina as aplicações, estas passa a ser colocadas em fundo, tal como acontece actualmente no Android e no iOS.
Esta melhoria leva também a que o processo de fecho de aplicações seja diferente, podendo as aplicações serem arrastadas para baixo para serem terminadas.
Outras melhorias centram-se a nível do suporte do Windows Phone para VPN’s, de forma nativa e sem recorrer a qualquer aplicação externa ao sistema. Esta novidade é uma excelente opção no mundo corporativo.
A nova interface da câmera fotográfica vem mostrar que o caminho seguido assentou no que a Nokia desenvolveu. As parecenças são muitas e novos modos de fotografar vão surgir.
Com apresentação prevista já para o próximo mês de Abril, na BUILD 2014, o Windows Phone 8.1 terá muito para mostrar. A sua disponibilização final será feita mais tarde, mas todas as novidades vão surgir nessa altura.
Com a concorrência a mostrar os seus dotes e com as suas cartas já colocadas na mesa, à Microsoft apenas resta superar o que estes apresentaram e lançar um Windows Phone com pregaminhos para se mostrar à altura dos melhores.