A Google anunciou o seu novo sistema operativo móvel Android 4.1 Jelly Bean, o tablet Google Nexus 7, o sistema de entretenimento Nexus Q e muito mais!
Muitos dos palpites que publicámos aqui foram acertados! A maior parte deles foram anunciados na Keynote do dia 1 deste grande evento Google I/O 2012. Hoje haverá lugar para mais uma Keynote, às 18h, e com ela seguir-se-ão certamente outras novidades.
Para já, passamos a detalhar um pouco o que foi apresentado ontem.
Android 4.1 Jelly Bean
O sistema operativo móvel mais popular do mundo tornou-se ainda melhor. Foram implementadas várias melhorias ao nível de rapidez e fluidez nesta nova versão do Android. Foi melhorada a simplicidade e a nova experiência de pesquisa Google torna-se numa das melhores características desta grande “minor-release”!
Rápido e suave
A tecnologia inerente ao Projecto Butter foi implementada e os resultados são bastante bons.
A reacção ao toque e todas as transições são agora mais rápidas e fluidas com uma diminuição acentuada do tempo de reacção de todo o sistema. A velocidade do CPU é colocada ao máximo, agora de forma mais rápida e sempre que o ecrã é tocado, para que o rendimento seja sempre o máximo. Logo de seguida volta a uma velocidade menor de modo a poupar bateria (trata-se de uma melhoria ao nível do governor ondemand).
Notificações expansíveis e accionáveis
Surgiram algumas melhorias ao nível das notificações. Agora é possível expandir notificações directamente a partir da barra (expandida), utilizando deslize de dois dedos.
Essa funcionalidade evita que, por exemplo, seja necessário abrir a aplicação relativa a essa notificação para ver o conteúdo relacionado… Bastará então expandir a notificação para ver a restante informação, quer seja texto ou imagem.
Widgets dinâmicos
Agora já não é necessário fazer manobras com widgets de forma a arrumá-los tal como pretende. No Jelly Bean é mais fácil personalizar todo o homescreen: assim que um widget é colocado, todo o resto se move e arruma automaticamente. Se o widget for grande demais, então será redimensionado também automaticamente.
Camarâ – a captura e partilha perfeitas
Agora já não é preciso trocar entre galeria e câmara para partilhar uma foto logo depois de ser capturada. Basta um deslize sobre o ecrã para alternar entre o ecrã de captura da câmara e todas as fotos tiradas anteriormente. Com um pequeno deslize vertical é possível apagá-las rapidamente – e até retroceder essa acção – e de seguida voltar a fazer um deslize horizontal para voltar à câmara.
Um teclado mais inteligente
O dicionário está agora mais refinado e adapta-se ainda melhor ao longo do tempo de utilização, prevendo as palavras seguintes. Com as melhorias introduzidas na capacidade “text-to-speech” (reconhecimento de voz) o processo está ainda mais facilitado pois além de funcionar de forma mais precisa, não necessita de uma ligação à rede de dados para reconhecer a voz e escrever automaticamente o texto.
Acessibilidade
No Jelly Bean foi melhorada a acessibilidade para invisuais e existe agora um “Modo Gesto” que permite navegar por toda a interface do utilizador recorrendo a gestos de toque e deslize, combinados com reprodução de voz pelo sistema. Foi adicionado suporte para plugins que possibilitam a capacidade de ligar dispositivos externos Braille, para entrada e saída, quer a partir de USB ou Bluetooth.
Android Beam
Esta funcionalidade recorre à tecnologia NFC para facilitar a partilha de fotos, vídeos, contactos, páginas Web, vídeos do YouTube, percursos, aplicações e outros. Basta tocar a parte de trás de dois equipamentos com a tecnologia NFC e, com um simples toque, iniciar a transferência dos conteúdos.
O sistema também permite emparelhar instantaneamente com dispositivos Bluetooth, acabando assim com a necessidade das sincronizações e pesquisas por dispositivos.
Google Now – A nova experiência de pesquisa Google no Android
A experiência de pesquisa Google mudou… para muito melhor. A pesquisa por voz está agora bastante melhorada e, recorrendo à tecnologia Knowledge Graph, o sistema é capaz de entender e responder directamente ao que o utilizador pergunta, com bastante precisão. A qualidade da voz reproduzida é também bastante mais aprimorada.
É um sistema inteligente capaz de manipular informações como localização, calendário e hábitos. Tendo em conta vários costumes do dia-a-dia, Google Now é capaz de mostrar informação relacionada, automaticamente e sem configuração. É um assistente capaz de ajudar o utilizador num enorme leque de tarefas.
Quando algo for necessário ao utilizador, basta fazer uma pergunta por voz e obter respostas rápidas e sem complicações.
O Google Now é capaz de dar a informação apropriada no momento certo: mostra o estado do tempo antes de iniciar o dia, o trânsito esperado aquando da saída para o trabalho, a hora de chegada do comboio enquanto o aguardamos, a pontuação da equipa favorita enquanto o jogo decorre, etc. E o melhor de tudo isto é que acontece automaticamente. Tudo surgirá no momento certo em que o utilizador precise.
Actualização de aplicações Google
Juntamente com as novidades que surgiram com este novo Android Jelly Bean, a Google actualizou várias das suas aplicações:
- Google Chrome – o Chrome para Android deixa agora de ser beta e passa a uma versão estável. Esta actualização tem algumas correcções de desempenho e alguns ajustamentos ao nível da interface, especialmente para tablets.
- Google Earth – a novidade de mapas integralmente em 3D, apresentada há dias, passa agora a estar disponível no Android e permite fazer um “voo” sobre as cidades que já estão em 3D (apenas disponível para equipamentos dual-core). A acrescentar a isso, há agora um guia turístico que permite explorar locais históricos, espaços naturais, monumentos, etc.
- Google+ – a grande novidade foi a adequação ao formato tablet, quer para Android quer para iOS (brevemente disponível). Tem duas novas funcionalidades, também lançadas hoje no serviço Google+, que são Eventos e Modo Festa. O aspecto da aplicação foi actualizado e foi melhorada a gestão dos círculos.
- Google Maps – finalmente está agora disponível a funcionalidade mais aguardada de sempre: guardar mapas para utilização em modo offline.
- Street View – permite visualizar um local em 3D e em 360º fazendo a navegação recorrendo unicamente à bússula e ao giroscópio, apenas para versões de Android 3.0+
- YouTube – esta actualização depende da versão do Android que utilizar. Para versões abaixo de 2.3, foi implementada a capacidade de fazer login com a conta Google, reprodução em HD (para os smartphones compatíveis) e várias correcções de erros. Para versões acima de 3.2, foi actualizada a interface do utilizador, pré-carregamento de vídeos enquanto em Wi-Fi, integração do YouTube Remote
e acesso ao histórico de vídeos entre todos os dispositivos.
Foram ainda actualizadas as aplicações Books, agora com suporte a revistas e sincronização do ponto de leitura entre dispositivos, sincronização esta também adicionada à aplicação Videos.
Tablet Google Nexus 7
Trata-se do primeiro tablet de 4 núcleos com ecrã de 7″. Fabricado pela ASUS, este tablet tem uma enorme capacidade de processamento, quer a nível de cálculo quer a nível gráfico.
Tem um ecrã de 1280×800 píxeis com vidro Corning resistente a riscos, SoC Nvidia Tegra 3 com GPU de 12 núcleos, 1GB de memória RAM e uma câmara frontal de 1.2MP pensada para Hangouts. Obviamente que inclui todo o tipo de ligações como GPS, Bluetooth, Wi-Fi, porta micro USB e NFC. Pesa 340g e tem uma bateria com capacidade de 4325 mAh, capaz de uma utilização activa durante 8 horas.
O preço é fantástico: a versão de 8GB custa $199 e a de 16GB custa $249. Está equipado com a mais recente versão do sistema operativo Google, Android 4.1 Jelly Bean.
Encontra-se já à venda na Google Play Store, com entregas programadas para meados de Julho, mas para já apenas para alguns países. Eis a lista:
Ficou “prometida” a breve disponibilização de venda para outros países, pelo menos directamente a partir da Play Store, mas não foram anunciados quaisquer outros detalhes acerca.
Player Google Nexus Q
O Nexus Q é o primeiro produto electrónico totalmente concebido pela Google. É capaz de transmitir música e vídeos directamente a partir do Google Play ou YouTube e reproduzi-los no melhor ecrã e sistema de som da casa.
Esta pequena esfera é fabricada nos EUA. Tem um processador ARM Cortex-A9 OMAP4460, 16GB de armazenamento interno, 1GB de memória RAM e um amplificador de 25W com 4 saídas de som RCA. Possui vários tipos de ligação como Wi-Fi, Ethernet, Bluetooth, NFC, micro-USB, micro-HDMI e som óptico, tudo dentro de uma pequena bola com 32 LEDs que “saltam” ao ritmo de tudo o que esteja a ser reproduzido. O sistema operativo que opera é o Android 4.0. Pesa 923 grama e tem um diâmetro de 116 milímetros.
Não tem qualquer tipo de interface. É totalmente controlado a partir de um equipamento Android e basta dar-lhe ordens para reproduzir qualquer tipo de conteúdo do Google Play (música, vídeos, fotos) e vídeos do YouTube, tudo sem qualquer complicação.
O preço do Nexus Q é de $299 e a pré-venda iniciou ontem com entregas programadas para meados de Julho.
Google+
Nesta Google I/O 2012 comemorou-se o primeiro aniversário desta rede social. Em apenas um ano foram criadas mais de 250 milhões de contas Google+, existem 150 milhões de utilizadores activos e 50% deles utilizam-na diariamente. Os utilizadores activos passam, em média, mais de 12 minutos diários a ver o Stream.
Foram agora adicionadas duas novas funcionalidades: Events e Party Mode. A funcionalidade Events trata-se da capacidade de convidar pessoas para eventos, com toda a facilidade e com integração no calendário Google. A funcionalidade Party Mode, ou Modo Festa, possibilita que todas as fotos sejam automaticamente enviadas para publicação no Stream desse utilizador, agregadas a um evento, sem a necessidade de envio manual. Após o evento, as pessoas que nele participaram e que não tenham um equipamento Android, serão convidadas a enviar as sua fotos captadas com os seus dispositivos não-Android.
Google Glasses
Surgiram finalmente mais detalhes acerca do Project Glass. O co-fundador da Google, Sergey Brin, entrou em palco para demonstrar algo único: encontravam-se vários pará-quedistas num avião, prontos a saltar, e todos possuíam os óculos da Google. O mais interessante de tudo, é que estava a decorrer um Hangout potenciado por esses óculos!
Fizeram o salto, pegaram em bicicletas onde fizeram acrobacias, de seguida alguns fizeram rappel e o destino final era… exacto, a Keynote da Google! Em poucos minutos chegaram ao local onde estava a decorrer a Keynote e foram até lá, de bicicleta, sempre com o Hangout a decorrer.
Foram utilizados protótipos de óculos uma vez que este ainda não é um produto comercial. O equipamento é capaz de mostrar imagens, vídeo, outras informações e tem uma capacidade de processamento bastante razoável. Tem memória interna, câmara, microfone, altifalante, giroscópio, acelerómetro, bússula e tem múltiplas ligações sem fios (provavelmente GPS, Bluetooth e Wi-Fi). Segundo a Google, foi um grande desafio fazê-lo leve e pequeno. Pesa menos do peso que muitos óculos de sol têm e é possível adequá-lo facilmente a óculos graduados.
Os dois grandes objectivos de utilização desta peça de tecnologia são a possibilidade de comunicar por imagens e a possibilidade de aceder rapidamente a informação. Foram demonstradas várias situações onde este dispositivo poderá ser muito útil e muitas outras relativas a pesquisas de todo o tipo de informações. É ainda um produto em desenvolvimento e sem data prevista de comercialização. No entanto, foi invocado um pedido de sugestões de implementação neste dispositivo.
Dado isso, a Google anunciou ainda a pré-venda do Glass Explorer Edition, uma forma de convidar a comunidade de programadores a explorar o Glass e começar a idealizar novas formas de dar utilidade a este dispositivo futurístico. O feedback do projecto tem sido de bastante entusiasmo e é importante partilhar a possibilidade de acesso a este dispositivo às mentes brilhantes que existem por todo o mundo, criando assim um ecossistema.
O produto estará disponível no início do ano, pela quantia de $1500, e o acesso está limitado aos participantes desta Google I/O e que aceitem as políticas da Google.