Por Henrique Dias para Pplware.com
Ontem, no decorrer da conferência mundial para programadores aliados à Google, a Google I/O, foram apresentadas muitas melhorias e novidades relativas às mais diversas áreas onde esta empresa está presente.
Referente ao Android, foram apresentadas muitas novidades, entre elas o Projecto Volta que promete diminuir o consumo de energia.
O projecto Volta consiste na criação de uma nova área do sistema que permite aumentar a vida útil de uma carga de bateria através do uso de diversos utensílios, sendo que ainda inclui ferramentas que ajudam os programadores a implementarem as suas aplicações para consumirem menos energia.
Este projecto conta com diversas funcionalidades, muitas delas já conhecidas, porém serão aprimoradas ao longo do desenvolvimento:
- O Battery Saver que já é um nosso conhecido, diminui o consumo de energia desligando serviços de aplicações desnecessárias, diminuindo o brilho do ecrã e, por exemplo, desligando o Wi-Fi quando não existirem redes próximas.
- O Battery Historian permite ao utilizador visualizar um histórico do consumo de energia, evidenciando os momentos em que esse consumo é excessivo.
Claro que ambas estas funcionalidades já existem nos nossos dispositivos Android mas o maior destaque deve-se ao facto deste sistema reconhecer, de forma muito mais eficaz, o culpado pelo fim da bateria.
Através das estatísticas fornecidas por estas ferramentas, será possível detectar não só as aplicações que mais energia consomem mas também os períodos do dia em que é gasta mais energia.
Para os programadores vai ser disponibilizada a API Job Scheduler que permitirá aos mesmos escolherem os momentos exactos em que determinadas acções serão realizadas nas suas aplicações.
A Google menciona ainda que este procjeto vai fazer com que um Nexus 5 tenha 90 minutos adicionais de energia. Pode parecer pouco mas se estivermos numa situação em que o telemóvel possa ser necessário a qualquer momento, será determinante.