Pplware

As 6 questões que surgiram após o evento da Apple

A Apple no passado dia 12 de Setembro, em mais um dos seus especiais eventos, apresentou o tão esperado iPhone 5 e a nova linha dos iPod Nano e iPod Touch.

O evento começou pela apresentação de alguns números interessantes relativos ao volume de vendas de alguns dos produtos da Apple e da quantidade de Apple Stores que existem à volta do mundo, só depois é que foram apresentados os novos produtos.

Durante os eventos, surgem sempre várias questões. Muitas delas são esclarecidas ainda na apresentação, no entanto, outras ficam sem resposta.

Vamos conhecer as seis questões que ficaram por responder depois do evento no passado dia 12.

Provavelmente estas foram algumas que também estiveram nas vossas cabeças no final da Keynote, além destas, provavelmente, ainda existiram outras potenciadas por muito rumores que fazem sempre parte destes lançamentos da Apple, mas estas serão as mais preponderantes, conforme alguma comunicação social dedicada, apontou.

 1ª Porque é que a Apple não incluiu no iPhone 5 o NFC?

Os benefícios de um equipamento ter o Near Field Communication (NFC), é actualmente algo de grande interesse e pode ser usado para variadas funções, dada à novidade da tecnologia e facilidade de utilização.

Esta tecnologia não é cara e a Apple poderia ter usado esta tecnologia para acelerar a expansão da carteira digital.

Actualmente várias lojas à volta do mundo, têm já sistemas de pagamento móvel, e a Apple poderia ter incluído o NFC para, numa outra possibilidade, dar um uso mais pessoal e importante ao equipamento.

2ª Porquê que a Apple desistiu dos relógios de pulso Nano?

A ideia de usar um iPod Nano como relógio de pulso foi tida pelo próprio Steve Jobs.

Jobs considerou que os iPod Nano da 6ª geração por serem tão compactos, terem ecrã e poderem executar aplicações, poderiam ser usados como relógios.

Foi criada um departamento de criação de braceletes especiais para o iPod Nano, muitas delas ainda estão à venda em Apple Stores. Tanto que no ano passado foi lançado uma linha de relógios Nano com figuras conhecidas como o Mickey Mouse.

As expectativas era que a Apple tornasse o iPod Nano mais fino e leve e criasse a vertente de um sofisticado relógio com bluetooth e outras características que os relógios convencionais não têm.

E para surpresa de muitos, foi anunciado esta semana pela Apple, que iria desistir com a linha dos relógios Nano sem comunicar qualquer justificação para tal feito.

3ª Porque é que a Apple não vai lançar a Apple TV?

As indecisões da empresa em lançar ou não lançar a Apple TV, está a levar com que a concorrência tenha espaço para explorar e fazer com que a ideia da Apple deixe de ser novidade.

As burocracias e os preços que as empresas cinematográficas exigem para o licenciamento de transmissão, podem ser uma das razões para a Apple estar a adiar infinitamente o lançamento da já tão falada Apple TV.

A existência de tal produto ajudaria, provavelmente, a Apple fortalecer o poder que existe na TV via internet. Isso evidencia que a TV via internet é bastante poderosa e que eventualmente carece de mais exploração e se a Apple se lançasse neste serviço, poderia ser uma forma de mudar a era das televisões modernas, já que a internet tem um poder ainda muito desconhecido.

4ª Porquê que a Apple faz tanta publicidade a um recurso ainda em desenvolvimento?

O Siri, como se sabe, ainda está em fase Beta e a Apple tem feito enorme publicidade a esta aplicação.

A aplicação ainda está muito superficial e precisa de muito trabalho. O tempo de resposta dos servidores, melhor reconhecimento de palavras e respostas mais rápidas e correctas ao que é perguntado, são algumas das coisas que precisam de ser muito trabalhadas.

No entanto a Apple em vez de se preocupar em trabalhar nas arestas bicudas, prefere gastar milhões de dólares em publicidades.

Apesar de em Portugal não passar publicidade relativa ao Siri, noutros países, nomeadamente em território americano, abusam na divulgação do serviço, criando nos consumidores expectativas erradas.

5ª Porque é que Adam Cheyer deixou a Apple?

É outra questão não explicada.

Adam Cheyer é o engenheiro principal por detrás da criação do conhecido assistente pessoal da Apple Siri.

Todas as pessoas conhecidas ou de alto cargo que já deixaram a gigante de Cupertino, justificaram a saída como “questões pessoais” ou porque o trabalho lhes roubava muito tempo e saíram para “poderem passar mais tempo com a família”.

Cheyer justificou a sua saída como “questões pessoais”, o que, para os que o conhecem, foi uma resposta sem sentido e fundamento.

Uma das razões especuladas é que a equipa que está a trabalhar no Siri possa não estar a gostar daquilo em que a Apple está a tornar o conhecido assistente pessoal.

6ª Porque é que a Apple não anunciou aos programadores o Ratio do ecrã do novo iPhone?

Muita pouca coisa se sabia do que viria no novo iPhone, um deles era que o ecrã iria ser mais alto e com uma proporção de 16:9.

O resultado dessa mudança sem um aviso prévio aos programadores, será que milhares de aplicações ficarão desproporcionais e com bugs, até que a Apple disponibilize as ferramentas necessárias para actualizar as aplicações.

Porque é que a Apple não divulgou aos programadores o ratio de 16:9 de forma a que quando o iPhone 5 fosse lançado para o mercado já houvessem aplicações a funcionar devidamente no novo ecrã? [via]

Estas são algumas questões que podem ser, ou não, pretinentes para o momento actual, mas existem outras que com o passar destes dias, que antecedem o lançamento, surgirão também como importantes.

Exit mobile version