Pplware

Apritel: Portugal corre risco de apagão nas telecomunicações

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia parece estar para durar, e há cenários que podem acontecer nos próximos tempos. Tal como referimos ontem, com o preço da energia a disparar, as operadoras na Europa temem apagão na telecomunicações, incluindo na internet, durante o inverno, destaca a Reuters.

Segundo a Apritel, Portugal corre igualmente risco de apagão nas telecomunicações.


Portugal pode ver serviços e infraestruturas críticas offline

A posição foi transmitida na passada sexta-feira pela Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL) ao Negócios. Segundo o que foi referido (e como é natural):

As principais infraestruturas de comunicações eletrónicas do país têm autonomia energética, suportada em sistemas de socorro adequados. Naturalmente, perante eventuais situações de cortes prolongados de energia não pode ser excluída a possibilidade de haver alguma afetação das redes de comunicações

A APRITEL salienta ainda que “quaisquer cortes programados não poderão deixar de preservar o funcionamento das redes de comunicações, a par de outros serviços e infraestruturas críticas”.

França, Suécia e Alemanha estão já a tentar garantir que as comunicações podem continuar em caso de um corte de energia. Em França, um plano apresentado pela distribuidora de eletricidade Enedis, já prevê potenciais cortes de energia de até duas horas, detalha a agência de notícias, apontando que em caso de apagão os serviços essenciais, como hospitalares e governamentais, não seriam afetados.

É verdade que os equipamentos têm sistemas redundantes de energia, mas obviamente que estes sistemas também necessitam de uma fonte de energia para o carregamento. A Reuters refere que muitos países europeus não têm sistemas suficientes para lidar com um corte generalizado.

Exit mobile version