Pplware

Vamos aprender a instalar o novo Linux Debian 9.0 ‘Stretch’

O novo Linux Debian 9.0 ‘Stretch’ foi disponibilizado ontem e as novidades são bastante interessantes. Além do suporte garantido durante os próximos cinco anos, esta nova versão está disponível com vários ambientes gráficos de trabalho e traz de volta o Firefox e Thunderbird. Veja aqui todas as novidades.

Hoje vamos aprender como se pode facilmente instalar o Linux Debian 9.0 ‘Stretch’.


PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Para a instalação do Linux Debian 9.0 ‘Stretch’ recorremos à tecnologia de virtualização, usando o Paralles Desktop no macOS. Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

Lets start…

Passo 0 – Início do processo de instalação… Para este tutorial vamos escolher a opção Graphical Install

Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação

Passo 2 – Indicamos a nossa localização

Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

… O sistema irá, por uns breves segundos, carregar alguns componentes do instalador

Passo 4 – Vamos agora definir um nome para o computador.

Passo 5 – E agora indicamos o nome de um domínio. Se estivermos a configurar o sistema para operar numa rede doméstica podemos definir qualquer domínio

Passo 6 – Vamos agora escolher uma password para o utilizador root. Não se esqueçam que devem definir uma password forte, com (no mínimo) oito caracteres, com números e letras, não devendo ser a password uma palavra “normal/óbvia”

Passo 7 – O próximo passo permite que se crie já o seu próprio utilizador para acesso ao sistema. Para isso, basta indicar o nome completo

… Um nome de utilizador para a conta

… E uma password

Passo 8 – Definimos agora o fuso horário

Passo 9 – E chegamos à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efectuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Debian 7.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.

O utilizador dispõe também das opções:

Passo 10 – Escolhermos qual o disco onde pretendemos instalar

Passo 11 – Uma opção muito interessante é a possibilidade do utilizador indicar como pretende definir que o particionamento seja realizado, podendo separar as diretorias: /home, /var e /tmp.

Para este tutorial vamos escolher a opção: Todos os ficheiros numa partição (desta forma todo o sistema de ficheiros será colocado numa partição única).

O Debian oferece ainda um passo intermédio para que o utilizador tenha uma visão geral do particionamento a ser realizado.

Passo 12 – Se tudo estiver OK, deverá então selecionar a opção SIM para gravar as alterações de particionamento do disco.

Passo 13 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).

Se tem algum mirror (máquina) na rede que concentre as actualizações. Como não temos, vamos escolher a opção Não.

Se quiser configurar um gestor de pacotes também o pode fazer através do assistente que é disponibilizado.

Passo 14 – Caso pretendam que o sistema dê feedback anonimamente aos criadores da distribuição selecionem a opção Sim.

Passo 15 – Esta versão permite que o utilizador instale de imediato alguns serviços, como por exemplo, web server, print, server, etc. Nesta fase, caso usem a .ISO mais completa, podem escolher qual o ambiente gráfico de trabalho.

Passo 16 – A seguir indicamos que pretendemos instalar o GRUB no disco rígido (no master boot record do primeiro disco)

Passo 17 – Instalação concluída

Depois de feita a instalação, mandamos reiniciar a máquina e escolhermos o utilizador criado para entrar no sistema.

E está feito! Agora é hora de experimentarem esta fantástica distribuição e conhecer melhor as novidades.

Exit mobile version