Pplware

Apps Samsung podem ser desinstaladas do Galaxy S6 e Edge S6

Uma das maiores queixas dos utilizadores do sistema operativo Android é a quantidade de software extra (bloatware) que os fabricantes colocam nos dispositivos.

Se por um lado a Google não tem instalada essa quantidade “anormal” de software desnecessário, já fabricantes como a Samsung colocam (demasiado) software que muitos utilizadores nem usam.

Até agora essas aplicações estavam “presas” ao smartphone não havia possibilidade de serem removidas, mas tudo aponta para que esse software possa ser eliminado nos novos Galaxy S6 e o Edge S6.

É bem conhecida a má relação que os utilizadores dos dispositivos Android Samsung têm com a quantidade de software que a empresa Sul Coreana disponibiliza nas suas instalações.

A maioria destas aplicações está presa ao sistema e é virtualmente impossível de remover, obrigando os utilizadores a terem de conviver com elas e com o espaço em memória ocupado.

Se são pontuais as situações em que a Samsung se viu obrigada a ter de dar a possibilidade de serem removidas, na maioria dos casos, e na maioria dos países, nunca foi dada essa opção aos utilizadores.

Mas, segundo informações surgidas, este cenário será diferente nos novos Galaxy S6 e Edge S6. As aplicações instaladas pela Samsung vão poder ser finalmente removidas pelos utilizadores, libertando assim estes dispositivos de algo que os utilizadores não querem ou não usam.

Segundo o que um membro sério do XDA avançou, grande parte das aplicações core da TouchWiz do S6 Edge e do S6 (este apenas por inerência e por partilhar a mesma versão do Android Lollipop e da TouchWiz) vão poder ser removidas ou desabilitadas.

Esta é uma excelente novidade para todos os que pensam comprar estes novos equipamentos, mas estavam renitentes e receosos do que a nova TouchWiz iria trazer.

Aparentemente, a Samsung não se limitou a permitir que as suas aplicações core sejam removidas. Muitas as outras aplicações de terceiros vão também poder ser retiradas dos dispositivos e assim libertar ainda mais recursos destes novos dispositivos.

A ideia que a Samsung iria diminuir o peso da TouchWiz no Lollipop e em particular nestes novos dispositivos era já conhecida, mas não se esperava que fosse desta forma.

A ideia que existia era completamente oposta, tendo as aplicações disponíveis na Play Store e dando acesso posterior a quem as quisesse instalar.

É sem dúvida uma mudança radical na postura da Samsung e um ganho imenso para todos os futuros utilizadores que, de uma forma simples e normal, vão conseguir dar uma performance ainda melhor aos seus smartphones Galaxy de última geração.

Exit mobile version