Pplware

Apple Watch trará menos funcionalidades sensoriais

Problemas relacionados com a falta de precisão na leitura de alguns sensores, impedem a inclusão de algumas funcionalidades no Apple Watch.

Os smartwatches abrangem vários tipos de funcionalidades. Actualmente são capazes de servir de complemento ao smartphone, auxiliar em determinadas tarefas do dia-a-dia, recolher informação da actividade física, recolher estatísticas vitais e até, imagine-se, mostrar as horas!

No que diz respeito ao Apple Watch, que deverá ser lançado no próximo mês de Abril, algumas funcionalidades relacionadas com a leitura sensorial tiveram de ser suspensas durante o seu desenvolvimento. A culpa é da má prestação dos sensores.

A tecnologia evolui a um ritmo estonteante, mas, ainda assim, tem bastantes limitações no que a relaciona com a aquisição de dados sensoriais a partir do ser humano.

O Apple Watch sempre foi apresentado como tendo capacidades acrescidas em funcionalidades relacionadas com a saúde, onde foram reveladas funcionalidades como a monitorização do batimento cardíaco, a pressão arterial e o nível de stress, baseando-se na condutividade da pele.

No entanto, segundo o Wall Street Journal, os sensores utilizados não estão a um nível aceitável para que as funcionalidades relacionadas sejam minimamente fidedignas.

No fundo, esta falta de precisão nas leituras não é novidade, já que muitos dos smartwatches existentes no mercado apresentam também algumas lacunas nas suas recolhas sensoriais. Em concreto, os engenheiros da empresa encontraram a maior parte dos problemas em peles secas, braços com maior densidade de pelos e diferente intensidade no aperto da bracelete, não encontrando assim uma solução em tempo útil.

Segundo a Apple, o Apple Watch é fruto da investigação e desenvolvimento ao longo de 4 anos, tendo abrandado assim que houve a noção da enorme dificuldade actual na construção de um dispositivo sensorial fidedigno, considerando o aspecto, dimensões e facilidade de utilização. O verdadeiro produto será certamente diferente do que a Apple idealizou inicialmente, onde se espera que não seja muito mais que uma extensão do smartphone, que lê o batimento cardíaco e serve de pedómetro, tal como a grande maioria existente no mercado.

Exit mobile version