Pplware

Apple vs Samsung – Microsoft a grande vencedora?

Por Bruno Futre para o PPLWARE.COM

A guerra das patentes já não é novidade para ninguém. Na passada sexta-feira, 24 de Agosto, teve um novo desfecho (por agora).

Apple obtém vitória estrondosa sobre a rival Samsung em San José, Califórnia. Segundo ordem do júri, a Samsung terá de indemnizar a Apple em 1.05 mil milhões de dólares (838 milhões de euros) por violar diversas patentes da empresa de Cupertino. As acções da gigante Sul-Coreana caíram esta segunda-feira, dia 27 de Agosto cerca de 7 pontos percentuais após o veredicto do júri, tendo sido esta a maior queda dos títulos da Samsung nos últimos 4 anos.

Com 838 milhões de euros no bolso e com novo record de valorização das suas ações em bolsa, à primeira vista podemos dizer com certeza que a única e grande vencedora neste processo é sem dúvida alguma a Apple. Mas e se de repente olharmos para o lado e a repararmos que a Nokia está a valorizar 10%? O que poderá isto dizer-nos?

No ano passado (2011) os CEOs da Nokia e Microsoft, Stephen Elop e Steve Ballmer, anunciaram uma parceria conjunta onde a marca Finlandesa se comprometeu em lançar equipamentos da sua marca com o sistema operativo Windows Phone para concorrer com os sistemas Android e iOS.

Com a Google a afastar-se e a prestar pouco ou nenhuma assistência ao seu parceiro Samsung durante este processo com a Apple, um dos grandes vencedores deste processo poderá mesmo ter sido a Microsoft e o seu Windows Phone.

Worldwide smartphone unit sales and market share in the second quarter of 2012, by operating system:

  • Android (Google Inc.) – 104.8 million units, 68.1 percent share (46.9 percent a year earlier)
  • iOS (Apple Inc.’s iPhone) – 26.0 million units, 16.9 percent share (18.8 percent a year earlier)
  • BlackBerry (Research in Motion Ltd.) – 7.4 million units, 4.8 percent share (11.5 percent a year earlier)
  • Symbian (mostly used by Nokia Corp.) – 6.8 million units, 4.4 percent share (16.9 percent a year earlier)
  • Windows (Microsoft Corp.) – 5.4 million units, 3.5 percent share (2.3 percent a year earlier)
  • Linux – 3.5 million units, 2.3 percent share (3.0 percent a year earlier)
  • Others – 0.1 million units, 0.1 percent share (0.5 percent a year earlier)

Fonte: Yahoo! Finance

Actualmente, o Windows Phone é o sistema operativo com maior crescimento nos últimos meses (exceptuando o Android) mas com uma pequena (grande) diferença: A Apple não tem as suas baterias apontadas ao seu sistema operativo tal como acontece com o Android. Aliás, como todos nós sabemos, neste momento o Android é um alvo a abater pelos gigantes de Cupertino. Como o processo da Samsung, poderão surgir outros semelhantes mas com outros fabricantes. Este facto poderá ser determinante ao ponto de influenciar a escolha dos fabricantes num futuro bastante próximo.

Resta com isto questionarmo-nos: Será que a Samsung (ou qualquer outro fabricante que inclui Android nos seus equipamentos) continuará a investir fortemente nesta plataforma ou terá sido este processo um ponto de viragem ao influenciar a escolha dos fabricantes em futuros lançamentos da sua marca? Não nos podemos esquecer que o Windows Phone 8 está aí (bem como o Windows 8).

Concordam que o Windows Phone poderá ter sido um dos vencedores deste processo?

 

Exit mobile version