Pplware

Apple vai trazer os seus mapas para a Web, começando no iCloud

A decisão da Apple de criar o seu próprio serviço de mapas e incorporá-lo nos seus sistemas operativos veio mostrar que esta empresa pretendia libertar-se da Google de forma o mais definitiva possível e de criar uma alternativa para que todos o pudessem usar. Este serviço teve um arranque algo atribulado, mas depressa entrou nos níveis de qualidade que se esperavam sendo agora o serviço que a Apple usa de forma permanente.

Se este serviço até agora estava limitado aos sistemas operativos da Apple, poderá estar para breve a disponibilização mais alargada, tendo a Apple começado pelo iCloud os testes.

Diversos utilizadores estão a reportar que a Apple está a substituir o serviço de mapas da Google, que até agora era usado no iCloud, pelo seu próprio serviço de mapas.

Esta mudança está a ser gradual e e irá ser feita para todos os utilizadores, podendo ser já vista na versão beta do iCloud disponível na Internet.

A utilização deste serviço é feita através no iCloud por todos os que usam a funcionalidade Find My Phone, onde é representada a localização dos dispositivos Apple do utilizador.

Google Maps

Esta mudança pode estar a revelar que a Apple tem finalmente o seu serviço de mapas pronto para ser disponibilizado na Internet, de forma aberta e para todos os que o quiserem usar, não ficando limitado apenas às aplicações Apple e aos seus sistemas operativo.

Pode ser o início da disponibilização dos mapas no mesmo formato que a Google o faz, alargando a utilização não apenas neste formato web mas também na integração com outras aplicações e outros serviços.

Apple Maps

Poderá ser com a chegada do iOS 8, que se mostra muito mais “aberto” aos programadores e aos utilizadores, que a Apple irá alargar o seu serviço de mapas ao resto das plataformas, mas apenas no próximo outono isso será visível.

Esta disponibilização pode ser a prova de que a Apple tem tratado de melhorar o seu serviço de mapas, ao ponto de o tornar totalmente público.

A disponibilização destes mapas no iCloud está a ser feita de forma gradual e controlada, sendo provável que nos próximos dias esteja totalmente implementado.

Exit mobile version