Os espectadores e amantes da televisão em geral começam a ficar cansados dos pacotes de televisão por cabo que actualmente são oferecidos pelas operadoras e começam a procurar opções que lhes permitam escolher canais individualmente para o seu serviço de televisão, em vez de pagar por um serviço onde são obrigados a pagar por canais que nunca, ou raramente, assistem.
E é este problema que a Apple está a tentar resolver através do seu possível novo serviço.
Actualmente, a empresa de Cupertino é detentora de um serviço de televisão, a Apple TV. Este dispositivo tem um preço de 79 euros e oferece uma variedade de canais bem conhecidos, como é o caso do Netflix, YouTube, CNBC e até mesmo da Sky News, contudo, alguns canais como o HBO, o Watch ABC e o Fox Now estão apenas disponíveis para clientes que também possuam uma assinatura de televisão por cabo.
Mas, segundo alguma imprensa internacional, isso poderá estar perto de acabar. A Apple está agora em negociações avançadas com algumas emissoras televisivas dos Estados Unidos, como é o caso da Fox, da CBS e da ABC, de modo a ser possível lançar um serviço de Streaming por subscrição mas que não exija ao cliente uma assinatura de televisão por cabo extra. Sendo avançado, que a empresa poderá lançar, ainda durante esta Primavera, um serviço com cerca de 20 ou mais canais, por um valor que pode rondar os 30 e os 40 dólares.
Quanto às emissoras de televisão envolvidas nestas negociações, ao contrário do que parece estar a acontecer com a Fox e com a ABC, as conversações não incluem de momento a NBC Universal, proprietária da cadeia televisiva NBC e de canais como o USA e o Bravo, devido a alguns desacordos entre a Apple e a Comcast Corp durante o ano passado.
Foi também avançada a possibilidade da empresa de Cupertino lançar o seu próprio dispositivo de televisão, contudo, essa possibilidade tem sido descartada, depois da Apple ter baixado o preço do seu Apple TV, dispositivo lançado em 2007, mas também pelo facto da empresa ter arrecadado cerca de 200 mil milhões de dólares em vendas só em 2014, o que mostra o imenso interesse dos consumidores por este dispositivo.
Concluindo, poderá ser já nesta Primavera, que a Apple irá actualizar o seu serviço Apple TV, permitindo assim aos seus utilizadores a contratação de um serviço de televisão pela Internet sem qualquer necessidade de ter um serviço de televisão por cabo, situação que poderá atrair muitos consumidores, mas mais importante ainda, situação que pode revolucionar o sector da televisão através da Internet.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM