Pplware

Apple ultrapassa Coca-Cola e é a marca mais valiosa

…do mundo

Durante anos a Coca-Cola liderou destacada o ranking Best Global Brands, da Interbrand, que reúne num TOP 100 as marcas mais valiosas do mundo. Os resultados deste ano já foram publicados e a Apple, que ocupava o segundo lugar em 2012, subiu à primeira posição.

A empresa de Cupertino é em 2013 a empresa mais valiosa do mundo!

A Interbrand anunciou recentemente as 100 marcas mais valiosas do mundo. A Coca-Cola, marca que ocupava normalmente a primeira posição neste ranking, foi este ano destronada pela gigante Apple.

Apple…a toda poderosa

O ranking da Interbrand começou em 2000, altura em que a Apple ocupava o módico 36º lugar e valia “apenas” 6,6 mil milhões de dólares. Em 2012 a empresa de Cupertino alcançou o segundo lugar e este ano ascendeu, quase sem surpresas, ao primeiro lugar (um aumento de 28% relativamente a 2012) sendo considerada uma “Top Riser”.

Avaliada em 98,3 mil milhões de dólares, a Apple é assim considerada a empresa mais valiosa do mundo!

Google…a 2ª mais valiosa

Mas não é só a Apple que conseguiu destronar a mundialmente conhecida Coca-Cola. A Google conseguiu saltar da quarta posição que ocupava em 2012, para a 2º posição. Segundo os dados publicados, a Google vale hoje cerca de 93,3 mil milhões de dólares. Já a Coca-Cola ocupa a terceira posição, valendo 79,2 mil milhões de dólares.

Apple vs Google

No “duelo” Apple vs Google há a destacar o ano de 2012, em que a Apple ultrapassa a Google e, até ao momento, tem-se mantido acima da empresa de Mountain View como empresa mais valiosa.

Outro dado curioso, é o facto do TOP 10 ter 7 empresas na área da tecnologia. Além da Apple e Google, temos também a IBM (4º), a Microsoft (5º), a GE (6º), a Samsung (8º) e a Intel (9º). A “concorrer” ainda com as empresas da área da tecnologia temos, além da Coca-Cola, a McDonalds e a Toyota.

A Blackberry já não faz parte deste TOP e a Nokia teve uma descida vertiginosa, passando da 19ª posição ocupada em 2012 para o 57º lugar. A rede social Facebook cresceu dezassete posições, passando da 69º posição, ocupada em 2012, para a posição 52 (agora em 2013).

Claro que estes resultados não podem ignorar alguns factos, nomeadamente a sustentabilidade de algumas marcas, caso da Coca-Cola, que apesar de descer do pódio mantém lucros constantes há anos. A tecnologia é cíclica e o que hoje é tendência e faz com que as vendas permitam lucros astronómicos, daqui a uns anos surgirão novas marcas que detonem as existentes. A Coca-Cola, por mais anos que passem, nunca sairá de moda.

Será que a Apple irá conseguir manter a primeira posição nos próximos anos?


Homepage: Consulte o ranking aqui

Exit mobile version