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Apple revê políticas de desenvolvimento para iOS

Provavelmente esta notícia aparece numa altura delicada, ou pelo menos numa altura controversa, em termos de politica referente ao Flash nos dispositivos móveis Apple. Esta mudança de atitude pode parecer curiosa, no entanto este volte face é uma notícia relevante que mereceu um comentário em forma de elogio da Google. A Apple revê a sua política de desenvolvimento do iOS, de modo a permitir tecnologias de terceiros.


Até agora, quem queria desenvolver para iPhone, por exemplo, teria que escolher uma de entre três linguagens, C, C++ e Objective-C. Existia uma quarta via, que era utilizar JavaScript onde, posteriormente seria executado pelo motor de WebKit do iOS. A Apple reviu estas políticas, e abre a App Store a aplicações ou jogos criadas por outras plataformas de desenvolvimento. O que é que isto pode, potencialmente, significar?

Que no futuro a Apple em condições normais não poderá, segundo as novas linhas orientadoras de desenvolvimento, barrar a aprovação do Adobe Flash Player para iOS. A Google também tem razões para estar a esfregar as mãos de contente nesta situação. Mas o que é que a maior rival da Apple no mercado de Smartphones ganha com esta decisão? Porque as políticas de publicidade móvel da Apple também mudaram. Isto significa que a plataforma Admob, provavelmente a plataforma de publicidade móvel mais proeminente, que foi adquirida recentemente pela Google, passa agora a poder disputar o mercado de publicidade no iPhone e iPad.

Como se estas notícias não chegassem para surpreender a comunidade tecnológica, surge outra notícia bombástica. A Apple finalmente irá publicar os critérios de aprovação de todas as aplicações que são aceites no iPhone. Estes critérios eram alvo de crítica de alguns programadores da plataforma pela sua falta de transparência. Face a estas surpreendentes notícias vindas da empresa de Cupernito, Google e Adobe já responderam:

Comunicado Google: “Os novos termos irão manter a publicidade em aplicações do iPhone, aberta a muitos competidores desta área, e permitir soluções de publicidade que possam funcionar numa larga gama de plataformas”

Comunicado Adobe: “Vemos com bastante optimismo o facto de a Apple levantar as suas restrições em termos de licenciamento, providenciando aos programadores a liberdade de escolher as ferramentas que preferem, para desenvolver aplicações para dispositivos da Apple”

Acho uma decisão acertada da Apple. É certo que o Flash Player não é nenhum campeão de desempenho, mas cabe ao utilizador decidir o que deve ou não instalar, invés da Apple e, neste sentido, a decisão é acertada e peca por ser tardia. Independentemente da opinião que se pode ter acerca desta “abertura” da Apple, um ponto para nós é certo: Foi a competição no mercado de Smartphones protagonizada pelo Android que obrigou a Apple a tomar esta decisão. Porque diga-se o que se quiser, mas a Apple toma esta decisão de modo a atrair ainda mais programadores para a sua plataforma e, ao mesmo tempo, afastá-los do Android.

E todos estes factos no final são mais positivos para o utilizador de um iPhone ou iPad. Possibilita um maior desenvolvimento de aplicações e mais escolha para os utilizadores. Engadget

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