A Apple ao longo dos anos tem feito melhoramentos nas baterias que equipam os seus dispositivos, sabendo de antemão que o consumo de energia e a autonomia são variáveis importantes na aceitação dos seus produtos no mercado.
As baterias actuais, conforme as conhecemos, limitam a utilização de poder de processamento o que restringe fortemente o desenvolvimento de novas propostas para o mercado mobile. Para contrariar essa tendência, bem patente no estado actual do iPhone 4 e iPhone 4S, a Apple registou uma patente de baterias de hidrogénio.
A marca de Cupertino poderá já nas próximas versões do iPhone, iPad e MacBook usar baterias de hidrogénio. Este conjunto de patentes, mais uma aposta adicional ao leque de várias patentes importantes e que estão a mexer nos conceitos do mercado mobile, foi já registada no Patent and Trademark Office, serviço norte americano de registo de patentes.
Fuel Cell System to Power a Portable Computing Device
As patentes receberam o nome de “Fuel Cell System to Power a Portable Computing Device” e “Fuel Cell System Coupled to a Portable Computing Device”. Esta tecnologia verde não poluente, vem ao encontro da filosofia da empresa em termos ambientais e, acima de tudo permite que os dispositivos se tornem mais leves e mais autónomos em termos energéticos sem que com isso percam poder de processamento ou tenham de redefinir prioridades tecnológicas activas.
Esta tecnologia é já há muito tempo tida como o futuro dos combustíveis. Além da sua abundância, o factor ambiental é dos mais relevantes, sem perder características em termos de performance. A tecnologia converte oxigénio e hidrogénio em água e energia elétrica, desta forma e como existem já casos de sucesso, além dos dispositivos móveis, também pode ser utilizada em veículos.
Neste momento o maior desafio será materializar para uma matriz portátil o que teoricamente a Apple descreveu e registou como possível. Ao conseguir e segundo as notas deixadas pela Apple, esta tecnologia permitirá reduzir o peso, o tamanho e as limitações dos dispositivos portáteis levando a uma natural redução do preço dos gadgets Apple. Será possível obter semanas de autonomia com uma utilização constante dos produtos Apple equipados com baterias com células de hidrogénio. [via]