Depois do Flash, chega a vez da Apple retirar Java dos seus sistemas operativos.
A versão de Java que a Apple usa nos seus sistemas operativos é obsoleta. Isto quer dizer que a Apple tem vindo a prestar pouca atenção a esta tecnologia, indiciando um possível abandono total nas futuras versões do Mac OS X.
Esta atitude pode parecer de pouca importância, mas na verdade, Steve Jobs ao arredar o Java dos seus sistemas operativos, exclui também os programadores que desenvolvem aplicação, incluindo as que são usadas no sistemas operativo mobile da Google.
Esta exclusão deve-se ao facto de muitas ferramentas de desenvolvimento de aplicações para Android se basearem nesta tecnologia e muitos desses programadores usarem computadores Mac como ferramentas de trabalho.
Conforme podemos acompanhar na quarta feira passada, o líder da marca de Cupertino, revelou o futuro Mac OS, com o nome de código Leão, será o Mac OS X Lion. Enquanto era apresentado o novo sistema operativo, a Apple lançou uma actualização do Java para Mac OS X 10.6.
Nas notas de lançamento desta actualização foi revelado que a partir do lançamento do Java para Mac OS X 10.6 update 3, a versão do Java que é mantida pela Apple e é distribuído com o Mac OS X, será desaconselhada. Quer isto dizer que o runtime produzido pela Apple não será mantido no mesmo nível, podendo mesmo ser removido já na próxima versão.
Por sua vez, pode ser lido que o Java runtime existente no Mac OS X 10.6 Snow Leopard e Mac OS X 10.5 Leopard, continuará a ser suportado e mantido através dos ciclos de suporte normais desses produtos.
Num acção já esperada, Jobs também proibiu aplicações Java na nova Mac App Store. Nas linhas orientador para devolopers pode-se ler na regra número 2.24: “Aplicações que usem tecnologia obsoleta (ex. java, Rosetta) serão rejeitadas.
Esta atitude parecia condizente com o que a Apple tomou com o Flash, inclusive o novo Air já não traz suporte ao Flash. Foi ainda comunicado por Jobs que a Apple não irá ter a preocupação de actualizar essa tecnologia, devendo ser a Oracle a aperfeiçoar e fazer evoluir Java para Mac, é nisso que eles são bons e que se não o fizerem a Apple deixa para trás essa tecnologia.