Pplware

Apple: Que novidades se esperam?

Como se tem visto nos últimos tempos, Steve Jobs não é homem para estar parado e a Apple não pára de trabalhar. Já é normal vermos notícias por toda a Internet a adivinhar o próximo passo da Apple: os novos produtos, as alterações ao que já existe, tudo é muito discutido na Web muito antes das apresentações oficiais. Então do que fala o mundo sobre as próximas novidades?


Depois da recente problemática associada às antenas do novíssimo iPhone 4, muito se especula acerca da atitude que a Apple irá tomar para o futuro do seu smartphone. Também acerca do iPad muitas questões se colocam. Criticado por muitos mesmo antes do seu lançamento, o iPad saiu para o mercado e tem vencido. No entanto, muitos esperam ainda o lançamento de uma 2ª versão deste tablet, com a esperança que esta venha mais completa e madura que a primeira. Existe ainda o iPod Touch, um “iPhone sem vitaminas”, mas não menos poderoso, que já pede uma actualização. Com todas estas perguntas no ar, surgem pela Internet vários rumores acerca do que a Apple estará a preparar para um futuro próximo.

Vamos dissecar aqui um pouco para que possamos enquadrar as novidades num espaço temporal alargado, bem ao estilo da filosofia Apple. Depois de todos os lançamentos, a Apple já prepara mais uma época de grandes novidades.

iPod Touch:

O iPod Touch foi uma revolução no segmento de iPods que a Apple tinha apresentado até então. Um iPod deixou de ser apenas um leitor de música e passou a ser um autêntico computador de bolso. As potencialidades do iPod Touch são enormes, tirando partido da mesma App Store que serve o iPhone, não existe praticamente nada para o qual não se encontre uma aplicação.


Apesar de já ser um óptimo produto, o iPod Touch já começa a pedir uma pequena “remodelação” que traga novas capacidades ao dispositivo. Uma das coisas que um utilizador de iPod Touch mais sente falta neste momento é  internet em todo o lado, ou seja, 3G. Já poucas são as aplicações que não recorrem ao uso da internet e com o constante aumento de serviços que usam a cloud como suporte, ficaria muito bem ao iPod um acesso à internet por 3G a complementar o wi-fi, de forma semelhante ao que está presente no iPad.

Já existem ideias para capas que dão ao iPod possibilidade de ligação por 3G – a mais recente até permite transformar o iPod Touch numa espécie de iPhone…

…mas essa capacidade embutida seria sem dúvida bastante melhor.

Fala-se ainda de outro tipo de capas que a Sprint está a tentar lançar, fabricadas pela ZTE. Estas “capas” não teriam ligação directa ao iPod. Seriam antes uma espécie de hotspot 3G, permitindo a ligação de até 5 dispositivos.


Fala-se também bastante da inclusão de câmeras no iPod Touch. Esta é talvez a possível novidade mais falada e mais esperada e até a que tem maior probabilidade de vir a ser confirmada. Em Maio deste ano foi supostamente encontrado no Vietname um iPod Touch provido de câmera traseira. No início de Julho apareceram fotos de um vidro frontal de um iPod Touch com um pequeno buraco na parte superior destinada a uma câmera frontal semelhante à do iPhone 4, para a realização de chamadas pelo FaceTime.


Há no entanto um pequeno senão na inclusão da câmera traseira no iPod Touch. As pequenas dimensões do dispositivo tornam impossível a colocação de uma câmera traseira de 5MP, igual à do iPhone 4, e até uma câmera semelhante à encontrada no iPhone 3GS seria difícil de colocar no iPod. Restam outro tipo de soluções à Apple: mudar o formato do iPod para um iPhone 4 style, deixando assim espaço suficiente para a câmera, ou encomendar novos módulos de câmeras, de menores dimensões, visto que a tecnologia já avançou desde o lançamento do iPhone 3GS.


No início de Agosto voltam a aparecer fotos do suposto ecrã frontal de um novo modelo de iPod Touch, fornecidas por um fabricante de peças para o iPhone. Notícias recentes deixam clara a ideia que é quase certo que a 4ª geração de iPod Touch venha equipada com câmera frontal para chamadas pelo FaceTime, com uma nova possibilidade de ligar para endereços de email e não apenas números de telefone.

Também há grandes expectativas que o iPod tenha uma câmera traseira de 3.2 ou 5 MP, com flash para fotos com pouca luz, e com possibilidade de gravar vídeo em HD, a 720p como no iPhone 4, e ainda a possibilidade de fazer upload desses vídeos HD directamente para o YouTube.

Há ainda outra característica que não ficava mal ao iPod Touch: GPS. A presença de GPS será no entanto o desejo mais difícil de realizar e talvez não muito necessário. Um iPod touch com 3G, câmeras e GPS seria um iPhone que não faz chamadas, e a Apple ficaria com dois dispositivos muito semelhantes. Já para não falar do preço, que sairia sem dúvida do patamar que se encontra actualmente. O iPod Touch deve ser neste momento o produto da Apple menos overpriced e seria bom manter os preços próximos dos actuais.

Concluindo: O iPod Touch é provavelmente o gadget da Apple que mais se espera que seja actualizado. O acesso à internet em todo o lado (por 3G) é sem dúvida algo que, nos dias de hoje, podia/devia estar presente neste tipo de dispositivos, mas pouco se tem falado sobre isso, por isso não há muita esperança que tal seja implementado (no entanto há cada vez mais hotspots com wi-fi, o que é bom).

Uma câmara também era bem-vinda, e há fortes indicações para que isso aconteça. Mas será câmara traseira de 3.2 ou 5MP? Ou frontal para chamadas no FaceTime? Ou as duas?!

Há ainda a possibilidade do uso do novo retina display, presente no iPhone 4, e do processador Apple A4, presente no iPad e iPhone 4, nos novos iPod Touch que estão prestes a ser lançados. Ainda à semelhança do iPhone 4, adivinha-se um giroscópio, além do acelerómetro já existente, permitindo um controlo mais preciso para os jogos da App Store. Um aumento da autonomia da bateria também é possível. Resta-nos esperar e ver o que está reservado para a 4ª geração do iPod Touch.

Na página seguinte iWatch e muito mais…

iPod nano e iPod shuffle

Ainda na secção dos iPods prevê-se também para breve o lançamento de mais dois novos modelos, além do iPod Touch. Um deles será um novo iPod nano, e o outro um iPod shuffle, supostamente com um pequeno ecrã touch (indo esta ideia de encontro a recentes encomendas de ecrãs de dimensões reduzidas por parte da Apple).

O iPod nano é um reprodutor de música e podcasts fantástico! Até ao lançamento do iPod Touch sempre foi o que mais me fascinou. Cheguei mesmo a adquirir um de 4ª geração que actualmente uso bastante para ver e ouvir podcasts, até mais do que para ouvir música! Com a qualidade que já tinha o iPod classic, e de dimensões e formato mais apetecíveis, para quem não precisa de ter sempre consigo a enorme biblioteca de músicas que o iPod classic permite, o iPod nano é o ideal. No entanto, apesar de há cerca de um ano este ter sido dotado de uma câmera (apenas para vídeo) e receptor de rádio FM, está já na altura de se verem mudanças mais “radicais” neste iPod.


Nos dias de que correm o iPod nano começa a ser um pouco limitado para se conseguir manter ao lado dos seus “primos” e ao mesmo tempo rivais iPod Touch e iPhone. Estamos na era das aplicações e o iPod nano tem vindo a pedir algo mais do que o que traz de origem. Há dois caminhos que se diz que a Apple pode tomar. Um deles é investir numa nano App Store para pequenas aplicações que façam uso da Click Wheel presente no iPod nano, dando assim uma nova vida ao dispositivo (existe actualmente um pequeno leque de jogos para dispositivos com click wheel, mas além de bastante limitado os jogos são bastante caros para o dispositivo que é, sendo aproximadamente 5€ cada).


Outro caminho pode passar pela eliminação da click wheel e colocação de um ecrã ligeiramente maior, com capacidades touch. Desta forma, investindo de igual forma numa nano App Store, o iPod nano poderia correr aplicações simples mas mais ao estilo do iPod Touch e iPhone. Em qualquer uma destas hipóteses ficaria muito bem uma ligação à internet por wi-fi, principalmente ou mesmo exclusivamente para fazer download de podcasts on the go, sem necessidade de cabos e de ligação ao iTunes. Além de podcasts a ligação wi-fi poderia permitir ainda o uso de uma “nano iTunes Store” para a compra de música, mais uma vez sem necessidade de ligação ao iTunes no PC ou MAC.

Além do já falado ecrã ligeiramente maior, possível touch screen e wi-fi para download de podcasts e música, o iPod nano pode ainda ser dotado de uma coluna interna, à semelhança do iPod Touch, de forma a permitir ouvir música e rádio quando os auscultadores não estão ligados.

Quanto ao iPod shuffle, apesar de ser o mais recente na família dos iPods, não deixa de ser igualmente bom. Desde a sua primeira geração que é um dispositivo que sobressai pela sua simplicidade, tanto no design como na execução da sua função: reproduzir música. O iPod shuffle tem o seu mercado próprio, assim como o iPod classic. Este iPod é para quem quer ouvir música e pronto! Sem complicações, da forma mais simples possível. Chegou no entanto a um ponto em que pouco ou nada há mais para fazer para o melhorar. Mais pequeno é quase impossível, mais simples idem, o que deixa pouca margem de manobra e a necessidade de uma grande imaginação para tirar ainda mais deste dispositivo.


No entanto, como é normal, correm já rumores de uma revolução deste iPod em particular. O que mais se diz é que o iPod shuffle vai passar a ter um pequeno ecrã táctil, que inclusive até já foi encomendado pela Apple. Há informações que dizem que a Apple encomendou ecrãs de 3×3 cm, destinados a algo como um iPod.


Diz-se, por outro lado, que o iPod Shuffle pode ter o fim à vista, e que surgirá um novo produto, uma espécie de mistura do iPod nano com o iPod touch, munido dos tais ecrãs touch encomendados pela Apple. Este novo produto, ou novo iPod shuffle, teria funções semelhantes às já descritas para o iPod nano, podendo permitir o uso de pequenas aplicações, muito simples, para dar mais vida ao dispositivo.


Estas ideias de um novo iPod shuffle, e olhando para o formato do novo ecrã que circula pela internet, levam-nos para um novo conceito que se tem falado: o iWatch.


O iWatch é apenas uma ideia, mas uma ideia que agrada logo à primeira vista. Seria um produto completamente novo, semelhante a um relógio, revestido em alumínio, memória de 16 GB, possibilidade de sincronização com o iPhone através de wi-fi ou bluetooth, possibilitando a leitura de feeds, ver previsões do tempo, atender chamadas e, claro, ver as horas. Além disto poderia ainda permitir o uso de pequenas e simples aplicações. Fala-se ainda da possibilidade de projecção de vídeo numa parede, mas isso talvez já seja sonhar demasiado alto.

De qualquer forma, apesar de ser apenas um conceito ainda sem ideias bem definidas, estará a encomenda de pequenos ecrãs touch por parte da Apple relacionada com um produto deste género? Só podemos esperar para ver.

Aguardam-se notícias sobre estes lançamentos para Setembro ou ainda durante o mês de Agosto. Diz-se que a Apple pretende apresentar toda esta nova linha de iPods já a meados deste mês (dia 16 ou 17, segunda ou terça feira, respectivamente), um pouco mais cedo do que o habitual, visto que Setembro costuma ser o mês dos iPods.

iPad

Actualmente não há ninguém que nunca tenha ouvido falar ou visto uma foto ou vídeo do iPad, ou mesmo alguém na rua com ele. Quem o vê, mesmo que não saiba o que é, acha-o simplesmente fantástico (e conheço casos desses). Foi muito criticado logo após a sua apresentação e quase crucificado até ao seu lançamento, havendo até quem o chamasse de iPod Touch / iPhone gigante (como se isso fosse um defeito) ou pisa-papéis (completamente ridículo). Mesmo com meio mundo a esmiuçar o mais pequeno defeito que este gadget podia ter, saiu para as ruas e foi um sucesso!

Quem ficou a gostar dele desde o primeiro instante, depois de o adquirir gostou ainda mais! Mesmo a grande maioria dos que não davam nada por ele quando viram a apresentação, depois de experimentar mudaram completamente de opinião. Reparem até na rapidez com que deixaram de haver tópicos e artigos pela internet fora integralmente a falar de defeitos do iPad. É sem dúvida um caso de sucesso entre os muitos que têm caracterizado a Apple nos últimos anos.


Há, no entanto, quem esteja ainda à espera de uma versão mais madura deste fantástico gadget. Pede-se, no mínimo, uma câmera frontal para videoconferência e multitask. Num autêntico minicomputador que é o iPad estas seriam sem dúvida características muito bem vindas. Mesmo com todos os defeitos que lhe foram apontados, o iPad foi um autêntico sucesso de vendas. Imaginem agora se vier uma versão mais completa, mais de acordo com as necessidades do utilizador.

Há ainda quem lhe chame inútil se não tiver portas HDMI, USB, leitor de cartões, etc. Bem, inútil já não há dúvidas que não é, mas se olharmos para a filosofia que a Apple tem adoptado, vai ser bastante difícil vermos um iPad dotado de tantas portas como se pede. Todos os dias assistimos a uma massificação dos serviços web, e de uma expansão da cloud, e a Apple está a apostar no futuro (como já nos tem habituado), no desenvolvimento dos tais serviços web e aumento da cloud que, mais cedo ou mais tarde, vão arrumar a um canto a maior parte das pen’s e cartões de memória, assim como as pen’s arrumaram os cd’s e os dvd’s arrumaram as cassetes de vídeo. É a evolução natural.

Mas vamos aos rumores! Além de um novo iPod Touch e de um iPod shuffle com um pequeno touch screen, fala-se de planos da Apple em lançar uma nova versão do iPad, mais pequeno, com um ecrã de 7 polegadas, no fim do corrente ano ou início do próximo.


Apesar de o iPad ser ainda relativamente recente e ainda nem estar disponível em diversos países (Portugal incluído), a Apple não pára de surpreender, e é bem possível que apostem num produto com estas características. Um iPad de menores dimensões poderia oferecer ainda mais portabilidade que o actual, preço mais reduzido, a possível inclusão de uma câmera frontal, o retina display presente no iPhone 4 e talvez até uma actualização do sistema operativo de forma a permitir o multitask que o iPad precisa. Agora que já existem várias aplicações adaptadas ao multitask do iOS4, e todas as outras estão nesse caminho, será ainda mais fácil e rápido incluir esta função no iPad. E tudo isto sem retirar ao iPad nenhuma das suas vantagens ou pontos positivos.

O novo ecrã, ainda que de dimensões mais reduzidas, permitiria perfeitamente uma fantástica navegação na internet como todos os dispositivos com iOS já nos habituaram, uma consulta de email igualmente boa, uma edição rápida de documentos, o uso da enorme quantidade de aplicações da App Store, os jogos já conhecidos, etc.

No entanto, no caso de estes rumores se verificarem como verdadeiros, haverá a necessidade de uma nova adaptação das aplicações por parte dos programadores, como já aconteceu para o iPad. Além das versões HD que já existem, adaptadas à resolução do actual iPad, teriam de ser lançadas novas versões, adaptadas a uma nova resolução deste suposto iPad de 7’’.

Resta-nos por enquanto esperar por notícias mais oficiais a confirmar ou não estas intenções da Apple.

iPhone

Já não é novidade nenhuma a novela iPhone 4 e a sua antena. Ainda que recentemente lançado, o iPhone 4 já deu muito que falar, por motivos que já não é preciso discutir novamente.


Depois de tanta polémica, correm rumores de um possível lançamento de um novo iPhone, a 5ª geração, no início do próximo ano. Este lançamento tão precoce está sem dúvida relacionado com os problemas na antena do iPhone 4, mas ainda não é claro se será um iPhone completamente novo ou apenas um ajuste para resolver os actuais problemas. O lançamento deste iPhone pode corresponder ao já há algum tempo falado iPhone da Verizon, obviamente antecipado pelos motivos conhecidos.

Circulam também rumores do lançamento de novos bumpers para o iPhone 4, totalmente feitos de silicone, que oferecem uma solução que fica bastante mais barata à Apple. Isto faz sentido se se confirmar que a Apple tenciona oferecer as capas logo com a venda do iPhone.


Há ainda outro produto da Apple que deverá ser actualizado brevemente: MacBook Air. Diz-se que o Actual MacBook Air de 13,3’’ vai ser substituído por modelos de 11,6’’, notoriamente mais pequeno que o antigo. Estes novos modelos do MacBook Air serão ainda mais leves e mais finos que os anteriores e estarão equipados com processadores de ultra baixa tensão, da intel. Estes novos MacBook Air aproximam-se claramente mais do conceito de netbook. Seria muito bom que com todas estas reduções o preço também fosse reduzido.


Com toda esta informação pode-se tentar adivinhar o que a Apple nos reserva para um futuro próximo. Novos iPods e novo iPad são sem dúvida muito bem vindos ao mercado, numa altura em que, infelizmente, nenhum dos prometidos tablets rivais do iPad se mostrou com verdadeiras intenções de abrir uma verdadeira guerra, que iria sem dúvida beneficiar os consumidores.

Quanto ao iPhone, visto que todos os acontecimentos ainda são relativamente recentes, pouco se pode falar sobre o assunto. No entanto já quase não restam dúvidas que notícias fresquinhas não tardarão a surgir e agora com a recente saída do chefe de engenharia de hardware do iPhone, Mark Papermaster, e as recentes encomendas de grandes quantidades de chips para uma suposta produção de iPhones agendada para Dezembro, supostamente para a rede de telecomunicações Verizon, não deverá faltar muito até circularem pela Internet informações mais precisas a confirmar ou não os actuais rumores. Aguardemos por elas!


Fonte: Macrumors

Exit mobile version