Pplware

Apple processa a linha Galaxy da Samsung…

… devido a semelhanças que considera evidentes, infringindo algumas patentes.

Não é novidade para ninguém que, quando foi lançado o smartphone Samsung Galaxy S em meados do ano passado, evidenciaram-se algumas semelhanças com a pérola da Apple da altura, o iPhone 3GS.

Recentemente, e passado todo este tempo, a Apple decide processar a Samsung alegando que “os seus últimos produtos se parecem bastante com o iPhone e o iPad”, colocando também o Samsung Galaxy Tab “ao barulho”.

Irá a Apple ganhar esta batalha?

Esta acção judicial especifica vários produtos da Samsung como o Galaxy S 4G, Epic 4G, Nexus S e o já referido Galaxy Tab.

A Apple, na acção de 38 páginas, alega que:

Em vez de inovar e desenvolver tecnologia própria e estilo único para os seus smartphones e tablets, a Samsung escolhe copiar a tecnologia da Apple, a interface do utilizador e estilo inovador, e colocá-los em produtos contrafeitos.

Nessa acção são mostradas, em imagens, comparações do iPhone 3GS e do Samsung Galaxy S lado a lado.

Relativamente ao Galaxy Tab, na acção judicial, a Apple refere que este usa um design semelhante ao iPad, nomeadamente com aspecto rectangular e cantos arredondados, friso preto em volta do ecrã e tipos de ícones.

A Apple, em declaração à Mobilized, disse que:

Não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam bastante com o iPhone e o iPad, desde o seu aspecto físico até à interface e mesmo a embalagem.

Este tipo de “cópia descarada” é errado e, quando outras empresas nos roubam as ideias, precisamos de proteger a propriedade intelectual da Apple.

Em resposta, a Samsung alega que irá lutar contra esta acção judicial nos tribunais:

A Samsung desenvolve tecnologias de raiz  e a chave para o seu sucesso é o fortalecimento do seu portefólio intelectual.

(…)

A Samsung responderá activamente a esta acção judicial, levada a cabo contra nós, recorrendo a medidas legais de modo a proteger a nossa propriedade intelectual.

Resumindo, a Apple  alega que a Samsung é imitadora. A marca da maçã é quem mais faz deste tipo de justiça e está envolvida em acções deste tipo com empresas como a Nokia, RIM, HTC, Motorola, Amazon, Kodak e Microsoft.

O mais caricato nisto tudo é que “esta crise” está a acontecer entre o cliente e o fornecedor já que a Apple é um dos maiores clientes (senão o maior) da Samsung, demonstrando assim uma relação bastante confusa entre estas empresas.

Podem ser vistos na Bloomberg Businessweek outros argumentos inerentes à acção judicial.

Acha que esta acção judicial fará sentido?

Exit mobile version