O mundo não pára e as grandes marcas estão permanentemente a estudar como podem implementar as tecnologias que servirão o utilizador num futuro próximo. A quinta geração de internet móvel está à porta e a Apple não quer perder tempo nem ter de depender de terceiros para usar esta tecnologia.
A gigante de Cupertino tem já luz verde para iniciar testes no iPhone com 5G.
O que é mmWave?
Millimeter wave (também conhecida por banda milimétrica) é uma banda de espetro entre os 30 gigahertz (Ghz) e os 300 Ghz. A onda milimétrica, também conhecida como frequência extremamente alta (EHF) ou frequência muito alta (VHF) pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), pode ser usada para comunicações de banda larga sem fios de alta velocidade.
A onda milimétrica é uma faixa de espetro não desenvolvida que pode ser usada numa ampla gama de produtos e serviços como redes de área local sem fio (WLANs) ponto-a-ponto de alta velocidade e acesso de banda larga. Nas telecomunicações, a onda milimétrica é usada para uma variedade de serviços em redes móveis e sem fios, já que permite altas taxas de transmissão de dados de até 10 Gbps.
Apple testa já a mmWave
A Apple vai avaliar a tecnologia que assenta sobre ondas milimétricas (mmWave) como parte do seu planeamento para implantações futuras da redes 5G, depois de ter sido autorizada a realizar os testes pela Comissão Federal de Comunicações (FCC).
O regulador norte-americano concedeu à Apple uma licença experimental mmWave, solicitada pelo fornecedor, conforme deu a conhecer a Business Insider. A tecnologia mmWave foi projetada para permitir velocidades de dados mais rápidas em redes móveis e melhorar o desempenho das comunicações nos smartphones. A Apple utilizará a licença para garantir a compatibilidade do iPhone com futuras redes móveis.
Na sua aplicação para a FCC, a Apple explicou que estava a: “avaliar o desempenho da ligação celular e ligações diretas e em ambientes de vários acessos entre a estação de base transmissores e receptores usando este espetro”.
Essas avaliações fornecerão dados de engenharia relevantes para a operação de dispositivos nas futuras redes 5G das operadoras de comunicações móveis.
Referiu a empresa ao regulador
Apple não quer depender de terceiros na tecnologia Wireless
A licença permitirá que a empresa teste a tecnologia em dois locais na Califórnia. O processo de teste não levará mais de um ano, de acordo com a Apple.
Embora os padrões 5G ainda não tenham sido lançados, as operadoras nos EUA estão já a delinear os seus caminhos para o lançamento da tecnologia, e já começaram a realizar testes. A AT&T, por exemplo, planeou recentemente lançar 20 redes que, segundo ela, lançarão as bases para a 5G em 2017, enquanto a rival Verizon acordou a aquisição da da Straight Path Communications por 3,1 mil milhões de dólares, empresa que detém centenas de licenças mmWave nas faixas de 39GHz e 28GHz – Dos quais a FCC libertou para uso em 5G.
A mudança da Apple não é uma surpresa, dado que os seus produtos dependem fortemente de redes móveis para funcionarem.