Pplware

Apple pode estar a preparar-se para tirar o Google do iOS

Uma das razões para o reconhecimento do Google como o motor de pesquisa da Internet de eleição é a sua presença em vários sistemas operativos e até m vários browsers.

Muitas vezes confundido com a própria Internet, este motor de pesquisa tem garantido aos diferentes sistemas operativos um serviço útil, mas que outros também prestam.

Presente no iOS desde 2007, pode agora chegar a hora do Google o abandonar e deixar de ser o motor de pesquisa por omissão. O contrato com a Apple termina em 2015 e ainda não existe certeza se será renovado.

A presença do Google como motor de pesquisa do iOS remonta ao lançamento das primeiras versões do iOS e do próprio iPhone, altura em que o contrato de parceria entre estes dois gigantes foi firmado.

Mas passados estes anos todos o contrato de exclusividade da Google na pesquisa do browser do iOS está a terminar, sendo necessário no próximo ano proceder à sua renovação.

O problema é que a Apple pode não pretender estender esta parceria por mais anos, por razões que têm vindo a tornar-se cada vez mais óbvias.

O processo de remoção da Google do iOS foi começado pela Apple há alguns anos com a remoção de aplicações como o YouTube, que já não vem instalado de raiz no iOS, ou do Maps, sendo substituído pelo serviço de mapas da Apple.

Ao mesmo tempo que o fim da Google nos produtos Apple está cada vez mais perto de ser uma realidade, surgem certezas de que a concorrência está em campo e que pretendem ocupar o seu lugar.

Várias fontes dão como certas conversas entre a Apple e os dois concorrentes seguintes na lista de ofertas de pesquisa. A Microsoft com o Bing e a Yahoo com o seu motor de pesquisa com o mesmo nome.

De todas as “ofertas” que foram feitas à Apple o Bing é provavelmente o que está em melhor posição de ocupar o lugar da Google. A sua presença em outros produtos Apple é já uma realidade, desde o Siri até ao próprio OSX, onde tem já presença no Spotlight.

Por outro lado a Google tem no Android o seu maior “entrave” a ser mantida no universo Apple. Este sistema operativo é de longe o que mais problemas, em termos de mercado, tem dado à Apple.

A Apple poderá com esta jogada tirar uma boa percentagem de mercado à Google e abrir as portas para que outros possam crescer.

Ainda faltam meses para que este contrato termine, mas os gigantes da industria começam já a posicionar-se para oferecer os seus serviços à Apple e ter assim acesso a todo o seu ecossistema.

Depois da Mozilla ter dispensado a Google do seu browser, colocando-o ao mesmo nível dos demais motores de pesquisa, é agora a vez da Apple começar a ponderar a mesma jogada e assim dar mais uma forte quebra neste concorrente.

Conseguirá a Apple remover a Google do seu ecossistema?

Exit mobile version