Cinco anos após o lançamento pelas mãos da Apple, poderá ser já na próxima quarta-feira, 26 de junho, que o Apple Pay, chegará a Portugal através do Crédito Agrícola, o único Banco Nacional a anunciar para já o sistema de pagamento da Apple.
Fontes internacionais, indicam que o sistema de pagamento da Apple chegará também à Eslováquia e à Grécia, o que perfaz um total de 41 países com o Apple Pay.
O Crédito Agrícola vai lançar, no próximo dia 26 de junho, o serviço Apple Pay e passar a disponibilizar pagamentos digitais aos seus Clientes, em colaboração com a Mastercard, segundo a publicação do Appleinsider.
O Apple Pay permite aos utilizadores realizarem pagamentos de modo fácil, seguro e com total privacidade, utilizando dispositivos da Apple. Com este serviço o cliente pode fazer compras em lojas físicas e na Internet, e enviar e receber dinheiro através de mensagens. O sistema é compatível com o iPhone SE, iPhone 6 e superiores bem como com o Apple Watch.
A associação dos cartões do Crédito Agrícola ao Apple Pay é efetuada através do serviço CA Mobile.
Quando um cartão de crédito ou débito é utilizado com o Apple Pay, os números reais dos cartões não são armazenados no dispositivo nem nos servidores da Apple. Em vez disso, um número de conta de dispositivo exclusivo é atribuído, criptografado e armazenado de forma segura no dispositivo. Cada transação é autorizada com um código de segurança dinâmico e único.
O Crédito Agrícola, a única instituição financeira cooperativa portuguesa, de capitais exclusivamente nacionais, está presente em todo o país e detém a maior rede bancária em Portugal, com 656 Agências.
MOEY! Um estilo de “Revolut made in Portugal”
No mesmo dia que chega o Apple Pay poderá chegar também o MOEY! uma Fintech da CA que promete competir com alguns dos bancos digitais actualmente mais conhecidos. Para conhecerem melhor o MOYE! basta aceder a este link.
Resumindo, qualquer cidadão maior de 18 anos com Cartão Cidadão Português poderá aderir gratuitamente ao MOEY!, sendo possível, por exemplo, receber o seu salário no MOEY!
Apesar de ainda não existirem informações sobre o preçário, sabe-se que os custos serão baixos.
Em relação à segurança, é necessário fazer uma videochamada com o MOEY! para validar a conta. Tem o mesmo Fundo de Garantia que cobre os 100.000 €, tal como acontece com a Banca Tradicional.