Pplware

Apple patenteia auscultadores que monitorizam o utilizador

Têm sido constantes as provas de que a Apple está a centrar parte do seu negócio em novas áreas, complementando as ofertas actuais com o que pensam ser a nova tendência.

Tudo aponta que a Apple se está a virar para o campo do fitness e saúde e a mais recente patente que conseguiram vem provar isso. A Apple patenteou uns auscultadores que monitorizam o utilizador e os seus dados vitais.

Ainda ontem foi apresentada a notícia que dava conta do possível criação por parte da Apple de um dispositivo capaz de prever ataques cardíacos e têm sido recorrentes as notícias que mostram as muitas contratações de técnicos especializados em áreas de Saúde e nos dispositivos a ela associados.

O próprio iWatch é esperado que tenha capacidades de monitorização dos utilizadores e que alerte os utilizadores em situações específicas e que necessitem de atenção.

A patente agora atribuída permitirá à Apple criar e comercializar auscultadores que conseguem detectar o movimento dos utilizadores e capturar dados referentes à temperatura, ritmo cardíaco ou transpiração.

Esta patente foi inicialmente colocada para avaliação em 2007 e apenas agora foi atribuída. Esta data mostra que já nessa altura a Apple se começava a interessar por estas áreas onde agora está a investir de forma intensiva.

De acordo com a patente agora atribuída os sistemas de monitorização de fitness vão ser escondidos dentro dos próprios auscultadores, evitando que os utilizadores tenham de ter consigo outros dispositivos.

A posição privilegiada destes sensores vão permitir que estes recolham de forma mais simples e rápida todos os dados vitais do utilizador.

A patente não descreve a forma como estes dispositivos vão recolher os dados do utilizador, mas a Apple tem já outras patentes atribuídas que lidam com este problema de forma completa.

Também os sensores de movimento, que farão parte dos auscultadores e vão conseguir medir os movimentos em vários eixos, vão beneficiar desta localização, ao estarem próximos da cabeça do utilizador.

Estes movimentos vão poder servir para várias funções, entre elas controlar a passagem da música no leitor onde os auscultadores vão estar ligados ou outra funções similares.

Vão ainda ser incorporados mecanismos de transmissão dos dados para os dispositivos, provavelmente através de bluetooth, o que pode levar a que não sejam necessários quaisquer dispositivos adicionais.

Este poderá não ser o dispositivo da Apple com maiores expectativas, quando comparado com o que se tem vindo a falar em possibilidades nestas novas áreas, mas mostra que a Apple encontrou um novo mercado para explorar e está a investir de forma missiva nele.

Associado a todos os rumores que têm vindo a ser apresentado e face às contratações que têm sido feitas, este será um dispositivo que verá a luz do dia muito mais cedo do que se possa pensar.

Exit mobile version