Foi há apenas 3 dias que a Apple libertou para os utilizadores um conjunto de actualizações das suas aplicações. Nesse pacote estava incluída uma actualização para o iTunes, totalmente dedicada aos Podcasts.
Mas essa actualização do iTunes trazia um problema e agora foi lançado o iTunes 11.2.1, que trata de resolver o problema da versão anterior.
O problema que a versão 11.2 do iTunes trazia limitava o acesso dos utilizadores à pasta Users, impedindo que este conseguissem aceder às pastas de outros utilizadores.
Inicialmente este problema estava associado ao próprio OSX 10.9.3, mas depressa se concluiu que o problema estava não no OSX mas sim no iTunes.
Surgiram na Internet soluções para este problema, mas sempre com algumas limitações. A mais vezes vista e recomendada passava pela execução do comando que apresentamos abaixo.
sudo chflags nohidden /Users
Este resolvia o problema, mas estava limitado à sessão do utilizador. Ao reiniciar a máquina esse acesso à pasta perdia-se e era apenas recuperado com o correr do comando.
Mas a Apple tratou de vez do problema, lançando para isso a versão 11.2.1 do iTunes. Esta actualização está já disponível na loja de aplicações da Apple.
Apesar desta actualização resolver este problema, a Apple não adicionou qualquer descrição referente a ele na descrição da actualização na App Store.
Existe no entanto informação detalhada sobre o que esta actualização resolve, na página oficial da mesma.
Impact: A local user can compromise other local user accounts
Description: Upon each reboot, the permissions for the /Users and /Users/Shared directories would be set to world-writable, allowing modification of these directories. This issue was addressed with improved permission handling.
For information on the general content of iTunes 11.2.1, see http://support.apple.com/kb/TS5434.
Podem encontrar a actualização já disponível na App Store do vosso OSX. Basta que procurem pela actualizações e vão encontrá-la.
Ao aplicarem esta nova versão vão de imediato resolver um problema que provavelmente nem sabiam que tinham. A pasta Users deixou de estar acessível.