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Apple lança autenticação de dois factores para o Apple ID

Os elevados níveis de segurança que a Apple coloca nos seus produtos (serviços e hardware) são uma realidade. Existe a constante preocupação de garantir aos utilizadores a sua segurança e a dos seus dados.

Tal como muitas outras empresas existem falhas no que a Apple oferece, mas depressa são lançadas actualizações para os resolver.

Mas para além da apresentação de soluções em resposta aos bugs de segurança descobertos a Apple também toma medidas preventivas para evitar problemas e garantir a melhor segurança possível aos seus utilizadores e aos seus serviços.

A mais recente medida de segurança foi agora anunciada e é a disponibilização da autenticação em dois factores para o Apple ID.

A camada de segurança adicional que o processo de autenticação em dois factores traz permite aumentar a segurança que os utilizadores podem ter ao usar um qualquer serviço através da introdução de um código adicional em conjunto com a password desse mesmo serviço.

Este tipo de autenticação está já disponível na Google há alguns anos e tem sido recentemente adicionado a outros serviços que se viram com problemas com o acesso aos dados dos seus utilizadores.

Com a introdução deste novo método de autenticação a Apple vem também elevar a segurança com que os utilizadores acedem aos seus serviços e em particular ao Apple ID, elemento central de identificação dos utilizadores no ecossistema Apple.

Para já a autenticação de dois factores, quando activada para um determinado Apple ID será usada sempre que:

No caso da Apple, e contrariamente ao modelo usado pela maioria dos outros serviços, o código de autenticação não será obtido através de uma aplicação mas sim através do envio de um SMS para o caso dos dispositivos que não estejam associados ao vosso Apple ID e através da aplicação Find my iPhone para o caso dos dispositivos conhecidos.

Como activar a autenticação de dois factores no Apple ID

Set up two-step verification at My Apple ID (appleid.apple.com):

  1. Aceder ao site de gestão My Apple ID e autenticar-se
  2. Seleccionar “Palavra-passe e segurança”
  3. Na zona Verificação de 2 Passos, seleccionar Iniciar e seguir as instruções apresentadas

Após a sua activação o utilizador apenas poderá contar com a sua password e o código de segurança para autenticação. Todas as questões de segurança deixaram de ser apresentadas.

Em caso de perda ou esquecimento da password do Apple ID poderá ser usada uma chave de recuperação de 14 caracteres, a Recovery Key.

Este processo de autenticação poderá ser desactivado a qualquer altura caso os utilizadores não se sintam confortáveis com a sua utilização.

Para já a autenticação em dois factores está apenas disponível para os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. A Apple planeia alargar este serviço a outros países em breve e à medida que o fizer a opção de activar a autenticação em dois factores será apresentada nas opções de gestão do Apple ID.

Caso pretendam saber mais sobre este processo e a forma como ele funciona, está disponível uma FAQ da Apple sobre o assunto.


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