A Apple é actualmente uma das maiores empresas tecnológicas de todo o mundo, estando presente em diversos sectores, como por exemplo no sector dos dispositivos móveis, dos computadores pessoais, dos serviços, entre outros. E devido à sua vasta área de acção a empresa sente agora necessidade de expandir as suas instalações.
Essa expansão vai passar por dois países de Europa.
A Apple anunciou que irá investir cerca de 1,7 mil milhões de dólares para construir e operar dois centros de dados na Europa. Estes centros irão ser construídos na Irlanda e na Dinamarca e serão alimentados por energia 100% renovável, o que vai de encontro aos planos da empresa em trabalhar com parceiros locais para desenvolver projectos energéticos adicionais.
Estes dois centros irão dar suporte aos serviços online da empresa, que incluem a iTunes Store, a AppStore, o iMessage, o Maps e a Siri.
Estamos gratos pelo sucesso contínuo da Apple na Europa e orgulhosos que o nosso investimento apoie comunidades em todo o continente. Este novo investimento significativo representa o maior projecto da Apple na Europa até à data. Estamos entusiasmados com a expansão de nossas operações, criando centenas de postos de trabalho locais.
Tim Cook, CEO da Apple
Actualmente, a Apple tem cerca de 672 mil postos de trabalho na Europa, onde 530 mil estão directamente ligados com o desenvolvimento de aplicações iOS. E, segundo os números, estes postos de trabalho têm-se revelado produtivos, pois, desde o lançamento da AppStore em 2008, a empresa já conseguiu ganhar cerca de 6,6 mil milhões de dólares só com a venda de aplicações.
No que diz respeito aos funcionários directamente ligados à empresa, actualmente rondam os 18.300 em 19 países europeus, número que aumentou em 2000 postos de trabalho apenas nos últimos doze meses, tudo isto variáveis que entrem nos 7,8 mil milhões gastos pela Apple em empresas europeias que ajudam na construção e no suporte dos produtos Apple.
Acreditamos que a inovação é sobre deixar o mundo melhor do que o encontramos, e que o tempo para combater as alterações climáticas é agora. Estamos animados por estimular o crescimento da indústria verde na Irlanda e Dinamarca e desenvolver sistemas de energia que se aproveitam de seus fortes recursos eólicos. O nosso compromisso com a responsabilidade ambiental é bom para o planeta, bom para o nosso negócio e bom para a economia europeia.
Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple
Quanto aos dois centros de dados mais propriamente ditos, cada um deles terá cerca de 166 mil metros quadrados e estão previstos entrar em funcionamento já em 2017. No centro de dados da Irlanda, a Apple irá recuperar terras anteriormente utilizadas para cultivo e para a colheita de árvores não nativas e irá construir um centro de dados moderno, irá recuperar árvores não nativas, irá fornecer um espaço de educação ao ar livre para escolas locais e vai ainda criar uma pista de caminhada para toda a comunidade.
Na Dinamarca, o centro de dados irá ser caracterizado pela sua localização, sendo que o edifício ficará situado junto a uma das maiores subestações eléctricas do país, o que elimina a necessidade de geradores adicionais e vai também capturar o excesso de calor dos equipamentos reencaminhando-o para o sistema de aquecimento urbano.
Por Hugo Sousa para PPLWARE