Os dispositivos móveis, em concreto os tablets, podem ser excelente ferramentas na área da educação, dinamizando o processo de ensino/aprendizagem.
Segundo informações fornecidas pelo site AllThingsD, a Apple terá feito um contrato com a L.A. Unified School District, para o fornecimento de iPads, que rendeu à empresa de Cupertino 30 milhões de dólares.
A directoria da instituição, aprovou, por unanimidade, um despacho que prevê o fornecimento de 35 mil iPads para as 47 escolas geridas por este agrupamento. O custo de cada dispositivo será de 678 dólares. O valor por iPad é superior ao valor de retalho, no entanto o equipamento vem recheado com um vasto leque de software educativo, o que aumenta o valor unitário.
De acordo com o relatório, a Apple “tirou a sorte grande” com este novo negócio, sendo que este passo eleva a um novo patamar a utilização de iPads no segmento escolar. O negócio é uma grande vitória para a Apple. LAUSD é o segundo maior sistema escolar do país, e a sua decisão de atribuir este contrato à Apple, e só à Apple, é um brutal passo para a indústria da computação e para o domínio do mercado.
A batalha pela supremacia tablet PC no sector da educação está a aquecer entre a Microsoft e a Apple. Recentemente foi reportado pela AllThingsD, que a Microsoft anunciou uma nova promoção onde se pode ver os Surface RT de 32GB a metade do preço para as escolas se for feita a compra entre 17 de Junho e 31 de Agosto de 2013.
Estes 30 milhões de dólares e, principalmente, o colocar no segmento escolar o iPad, traz à Apple um domínio futuro muito importante, não só no conceito mas também no hábito da utilização do software, tal como no passado aconteceu com a Microsoft.