Pplware

Apple estuda suporte Thunderbolt nos dispositivos iOS

A Apple está completamente balançada para o futuro e tem mostrado isso nas várias propostas tranformadas em patentes. Agora foi mais uma importante patente publicada ontem pelo United States Patent and Trademark Office que sugere a implementação da tecnologia Thunderbolt num série de dispositivos da sua gama.

Esta nova fase de criação parece agora mostrar uma cooperação mais próxima entre a Apple e a Intel para aperfeiçoar e colocar esta tecnologia ao serviço de mais dispositivos, principalmente os dispositivos com iOS.

 

Talvez o aspecto mais importante da patente agora publicada seja a possibilidade da Apple trazer o suporte para Thunderbolt aos seus dispositivos com iOS. De acordo com uma das patentes ontem divulgadas será possível a ligação entre um dispositivo de reprodução portátil e um monitor, um computador e um leitor de media portátil ou entre outro tipo de dispositivos.

Os beneficios do suporte para ligações Thunderbolt nos dispositivos com iOS serão, inicialmente, a disponibilização de recargas de equipamentos mais rápidas e transmissões de dados também mais rápidas. Não é certo  que um dispositivo com iOS vá funcionar como um host Thunderbolt, tal como um MacBook, ou como um simples periférico. É ainda necessário que a Apple trabalhe no conector Thunderbolt  para que este seja capaz de caber num slot tipo USB.

A Apple está já a experimentar a próxima geração do seu conector de 30 pinos que poderá suportar ligações de alta velocidade do tipo das do Thunderbolt. Uma patente registada em 2009, e que foi anunciada em Abril de 2011, mostrava que a Aple estará a trabalhar num novo conector híbrido para os seus dispositivos móveis, para que estes suportem a tecnologia dual-lane Display Port, a mesma usada no Thunderbolt. [via]

Claro que todas as inovações pressupõem um suporte energético também ele inovador pois as transferências à velocidade conseguida pela tecnologia somente com baterias de outra geração serão possíveis, mas, também nesse campo a Apple tem desenvolvido esforços, como anteriormente já falámos. É a empresa de Cupertino a marcar o compasso do desenvolvimento das tecnologias do futuro.

Exit mobile version