Pplware

Apple estará a usar drones para melhorar Apple Maps

Sabemos que a utilização de drones está a tomar o lugar de vários outros sistemas. Há várias empresas que recorrem a este meio para fazer vídeo, georeferência e fotografia. O preço, qualidade e a facilidade de utilização, poderão agora estar ao serviço da Apple na modernização e actualização do seu serviço de mapas.

Será este um trunfo para a Apple se aproximar da qualidade do Google Maps?

Drones para melhorar Apple Maps

O serviço de Mapas da Apple melhorou drasticamente ao longo dos últimos dois anos, mas ainda está muito atrás do Google Maps na precisão e na oferta de recursos. A Apple aposta numa melhoria e tenta mesmo aproximar o seu serviço ao da sua rival, optando agora por empregar drones. Estes drones poderão ser mais eficientes que os carros e outros meios usados pela Google, informação veiculada hoje pela Bloomberg.

Este tipo de iniciativa visa poder retirar facilmente informações geográficas do trânsito, colmatando limitações dos veículos tradicionalmente usados para estas recolhas. Com este sistema, a empresa de Cupertino poderá cartografar a paisagem e as vias de comunicação de um ponto de vista mais rico em pormenor.

Os drones vasculham o ar e podem mesmo filmar na perspectiva do utilizador, quer de carro quer de qualquer outro meio de transporte, e ainda podem ser usados para rapidamente tirar capturas instantâneas de áreas que podem ser afetadas por obras, mudanças de sinalização rodoviária ou mesmo zonas danificadas por desastres naturais, etc. Este tipo de gadget permite, por exemplo, que uma via seja fotografada depois da passagem de um furacão para alertar os utilizadores do estado do terreno.

Estes drones, segundo consta, não são criados ou fabricados pela Apple. A Bloomberg explicou que a Apple contratou um funcionário da Amazon para liderar este projecto a partir de Seattle. O funcionário já havia chefiado o departamento de Prime Air da Amazon, uma iniciativa na qual a Amazon espera entregar as encomendas via drones.

A fonte da notícia explicou que Apple tem algumas dificuldades headwinds para enfrentar, particularmente com as regras impostas aos drones pela FAA. Estas regras podem dificultar determinadas actividades comerciais, como capturar imagens e vídeo para o mapeamento, perto dos edifícios e das populações. Esta é uma das batalhas que trava actualmente a Amazon para conseguir levar avante o seu serviço de entrega.

 

Apple finalmente trabalha nos Mapas de Interiores

A Apple parece finalmente dedicar a sua atenção aos mapas de interior. O exemplo que foi dado pela fonte da notícia foi um aeroporto, onde a Apple poderia fornecer aos consumidores mais informações dedicadas. O Google fez um trabalho muito sólido com os mapas indoor de shoppings, museus e outras grandes instalações, embora a tecnologia da Apple pudesse potencialmente tornar mais fácil ver exatamente onde se situa dentro de um edifício. A Apple, segundo o que está a ser veiculado, irá lançar este serviço em 2017.

 

Os drones da Apple são uma preocupação para a privacidade?

A Apple tem claramente de fazer algo inovador para que possa ter trunfos face ao Google Maps. A utilização de drones poderá ser esse trunfo face aos custos, conseguindo um implementação fácil e rápida para renovação de mapas (o calcanhar de Aquiles do serviço da Google). Claro que por mais atraente que possa ser esta ideia, é necessário auscultar as pessoas no sentido de perceber se os drones poderão andar para cima e para baixo nas estradas e avenidas com a câmara de gravação apontada a tudo.

Embora possa ser óptimo trunfo tecnológico, no que toca a mapeamento, também vai ser uma preocupação em termos de privacidade.

Exit mobile version