A linha Air dos MacBooks tem mostrado o que a Apple entende ser o futuro dos ultraportáteis. Com equipamentos de 11 e de 13 polegadas, conseguem ser capazes de dar um elevado rendimento, ao mesmo tempo que garantem uma portabilidade elevada e um baixo consumo de energia.
Mas os rumores dão a entender que a Apple estará a preparar um novo modelo para esta linha de equipamentos. O novo MacBook Air terá 12 polegadas e algumas características únicas.
Toda a informação surgiu do site 9to5Mac que conseguiu acesso a informações privilegiadas de dentro da própria Apple, de pessoas que estão a trabalhar directamente neste novo projecto.
Os dados que recolheram permitiram criar algumas imagens virtuais do que poderá ser este novo Macbook Air e do que vão ser as suas características principais.
Algumas destas novidades saltam logo à vista e são o exemplo dos desenvolvimentos que a Apple está a meter nos seus novos equipamentos. Outras são mais discretas, mas de igual importância e valor.
A linha do MacBook Air vai ser mantida, com o mesmo chassi de alumínio, mas conseguindo ser ainda mais fino, indo ao ponto de ser quase metade do que é actualmente o Air de 13 polegadas.
As suas dimensões conseguem aproximar-se muito do que tem o Air de 11 polegadas, sendo apenas ligeiramente mais comprido por conta do seu ecrã maior. A espessura deste novo Air será cerca de metade dos actuais.
Grande parte desta redução de tamanho será conseguida à custa da remoção de alguns componentes que consideramos essenciais num computador actualmente. Falamos da eliminação do conector MagSafe, das portas de tamanho USB normal, do slot para cartões SD e do Thunderbolt.
Para compensar a falta destes elementos a Apple resolverá disponibilizar apenas uma porta USB, mas Type-C. A razão da utilização desta nova tecnologia USB está na garantia de que consegue já fornecer energia a um dispositivo, funcionar como ligação de vídeo e assumir todas as restantes funcionalidades normais de uma porta USB.
A saída áudio e dois microfones, para redução de ruído, vão ser mantidas, sendo estes os únicos elementos tradicionais que vão permanecer.
É natural que toda esta redução de espaço seja também conseguida com a modificação de elementos do MacBook air, como o teclado, que deverá ver as teclas serem aproximadas, o reposicionamento das colunas para o topo, onde vão assumir também um papel importante na refrigeração da máquina e até do touchpad, que deverá perder alguma das suas funcionalidades de retorno de informação ao utilizador (click e outros).
Algo de muito importante, e que ajudará na redução de tamanho deste novo Mac, é a remoção dos sistemas de refrigeração activa. Para o conseguir, a Apple terá de usar, por exemplo, os processadores Intel Core M, mas terá ao mesmo tempo uma ligeira perda de performance.
Ao usarem esta família de processadores, a Apple estaria a criar um ultraportátil, com dimensões ultra reduzidas e com uma elevada capacidade de bateria, mas que não teria grande poder de computação.
Os mesmos rumores que trouxeram esta novidade para o público dizem que a data de apresentação da nova revolução da linha MacBook Air será feita algures em meados de 2015, pela altura da WWDC. Ao mesmo tempo, existem outros rumores que dão como certo que a Apple está pronta para dar início à produção deste novo Air de 12 polegadas.
Seja como for, a ideia de um novo Air de 12 polegadas não é nova e surgiu já durante o ano passado por diversas vezes.
Para além deste novo equipamento, diversas vezes foi também levantada a hipótese de surgir um iPad com estas dimensões. Não estaria a Apple simplesmente a testar variações deste equipamento e na verdade serem o mesmo?
Com mudanças radicais e com a mesma linha que nos habituámos a ver nos MacBook Air, este novo equipamento promete ser uma forte arma no mercado destes portáteis ultra ligeiros, conseguindo combater com o Surface Pro e com outras ofertas já existentes.
via 9to5Mac