Pplware

Apple e Microsoft concordam contra o Flash

Há alguns dias atrás, Steve Jobs publicou no site da Apple um longo texto onde explica as razões que o levaram a deixar o Flash de fora do iPhone e do iPad e o porquê de o HTML5 ser o futuro. Poucos dias passaram e agora a Microsoft responde em coro com a Apple: o HTML5 é o futuro!

No texto publicado por Steve Jobs, este esclarece o porquê de os dispositivos móveis da Apple não suportarem Flash. Devido ao tamanho do texto, podemos resumir as ideias fundamentais do texto nos seguintes pontos:

Quem quiser ler o texto integral (em inglês) pode consultá-lo aqui.

Poucos dias depois da publicação deste texto, o general manager do Internet Explorer, Dean Hachamovitch, publicou no IEBlog um texto com o ponto de vista da Microsoft. Hachamovitch é claro e conciso: o futuro da web é o HTML5. A Microsoft está a trabalhar com a W3C, responsável pelos standards web, no desenvolvimento do HTML5.

Em relação aos vídeos, Hachamovitch vê o HTML5 e o H.264 com bons olhos devido à sua compatibilidade com a maioria dos dispositivos existentes.

Apesar de tudo isto, a Microsoft continua colaborar com a Adobe e diz que o Flash “continua a ser uma parte importante na entrega de uma boa experiência para o utilizador da web”.

Pode ler o texto de Dean Hachamovitch (em inglês) aqui.

Exit mobile version