Há alguns dias atrás, Steve Jobs publicou no site da Apple um longo texto onde explica as razões que o levaram a deixar o Flash de fora do iPhone e do iPad e o porquê de o HTML5 ser o futuro. Poucos dias passaram e agora a Microsoft responde em coro com a Apple: o HTML5 é o futuro!
No texto publicado por Steve Jobs, este esclarece o porquê de os dispositivos móveis da Apple não suportarem Flash. Devido ao tamanho do texto, podemos resumir as ideias fundamentais do texto nos seguintes pontos:
- O Flash não é uma tecnologia “aberta” pois quem tem os direitos para melhoramentos, preços, … é a Adobe e apenas a Adobe.
- A Adobe diz que 75% dos vídeos na internet são em Flash, mas o que a Adobe não diz é que a maior parte destes vídeos também estão disponíveis no formato H.264, compatível com o iPhone, iPod, iPad.
- Jogos em Flash não são jogáveis no iPhone, iPod ou iPad, mas existem mais 50 000 jogos disponíveis na App Store, uma grande parte deles grátis.
- A Symantec classificou a tecnologia Flash com uma das piores seguranças de 2009. O Flash é também responsável pela maioria dos crashs nos Mac’s.
- O Flash não tem uma boa performance em dispositivos móveis.
- Devido ao decoding em software por parte do Flash, o tempo de duração da bateria diminui consideravelmente. Por isso, é preferível utilizar tecnologias que façam o decoding por hardware, como o H.264.
- Como o Flash foi desenhado para PC’s a utilizar um teclado e rato, esta tecnologia não funciona correctamente com touch. Como o futuro dos dispositivos móveis passa pela utilização de touchscreens, não é viável a utilização do Flash.
- A Apple não quer aplicações em Flash pois envolveria a existência de uma nova “camada” de software entre o software da Apple e o desenvolvedor.
Quem quiser ler o texto integral (em inglês) pode consultá-lo aqui.
Poucos dias depois da publicação deste texto, o general manager do Internet Explorer, Dean Hachamovitch, publicou no IEBlog um texto com o ponto de vista da Microsoft. Hachamovitch é claro e conciso: o futuro da web é o HTML5. A Microsoft está a trabalhar com a W3C, responsável pelos standards web, no desenvolvimento do HTML5.
Em relação aos vídeos, Hachamovitch vê o HTML5 e o H.264 com bons olhos devido à sua compatibilidade com a maioria dos dispositivos existentes.
Apesar de tudo isto, a Microsoft continua colaborar com a Adobe e diz que o Flash “continua a ser uma parte importante na entrega de uma boa experiência para o utilizador da web”.
Pode ler o texto de Dean Hachamovitch (em inglês) aqui.