Pplware

Apple domina na lista dos “100 melhores designs” da Fortune

A Apple sempre dedicou muita da sua atenção ao pormenor, ao aspeto, à usabilidade para conseguir um design distinto. Nesse sentido, os seus produtos ao longo das décadas arrecadaram alguns dos mais notáveis prémios de design. Agora, na lista dos “100 melhores designs” da revista Fortune, a empresa de Cupertino volta a destacar-se.

A Apple conseguiu oito lugares no que toca ao ranking de “Melhores designs dos tempos modernos”. A lista enumera 100 produtos que tornaram as nossas vidas mais simples, melhores e mais elegantes, de acordo com a revista.

 


iPhone ocupa lugar de destaque no design moderno

O primeiro lugar da lista foi para o iPhone. Segundo a Fortune, esta escolha sem surpresas veio em primeiro lugar porque “transformou a comunicação humana”. A título de exemplo, a Apple vendeu 44,8 milhões de unidades em todo o mundo em 2019. Embora não supere as vendas globais do Android, a Apple continuou a ser definida por arrastar as fronteiras do design. Política que a empresa segue para dar prioridade tanto ao estilo quanto à experiência do utilizador.

Apesar de a lista ter outras fantásticas marcas, a Apple ainda lá conseguiu colocar produtos e serviços tais como Apple Macintosh, MacBook Pro, iPod, App Store, iOS, Apple Watch e Apple Pay.

Estas escolhas de design, embora não sejam o conjunto completo da Apple, incluem os seus principais produtos. Assim, a sua inclusão é uma prova do sucesso da Apple, uma vez que cada um por direito próprio é considerado como tendo tornado as nossas vidas “mais simples e melhores”.

 

100 produtos e serviços mundanos que se destacam não só pelo design

Numa referência rápida deixamos aqui alguns e a posição que ocupam:

 

Do Boeing 747, passando pela Pesquisa Google e acabando na Tupperware

Esta nossa pequena escolha, retrata bem como muitos produtos e marcas foram importantes quer no aspeto que apresentaram, quer pelo que significaram para a humanidade.

Conforme podem ver, nem tudo na lista gira em torno da tecnologia. Existem as inclusões como o Boeing 747 e o Nokia 3210, mas também pequenas surpresas, desde as não tecnológicas como o tampão, até aos quase mundanos produtos Tupperware.

A nossa sugestão é que leiam um pouco sobre cada um dos 100 produtos escolhidos, percebam o seu impacto e história. Nesse sentido, irão perceber que grande parte deles foram muito importantes para o que fazemos hoje, seja trabalho ou entretenimento.

São obras de arte do design que por vezes nem prestamos a devida atenção. Surpreendentemente passam-nos despercebidos pela trivialidade com que os usamos, mas são marcos na história da humanidade.

100 melhores designs

Exit mobile version