…no nível de penetração de dispositivos móveis no Estados Unidos
A disputa de liderança entre a Apple e Samsung no mercado dos dispositivos móveis já não é de agora. Os números, à escala mundial, dão actualmente vantagem a empresa Coreana Samsung (leia mais: Samsung ganhou claramente à Apple neste Natal de 2013), mas nos Estados Unidos, o mercado dos dispositivos móveis continua fiel à Apple.
Num estudo divulgado hoje pela consultora NPD, a Apple tem aumentado a vantagem relativamente à concorrente Samsung no que se refere à adopção de equipamentos da marca de Cupertino por parte dos utilizadores.
Os dados à escala mundial indicam que a Samsung é hoje a empresa número um no que se refere à venda de dispositivos móveis. Em Outubro do ano passado informamos que a Samsung vende mais telefones que Apple, Nokia e LG juntas e o mercado mundial tem mantido essa tendência.
Já nos Estados Unidos, à medida que os consumidores norte-americanos migram para smartphones, há cada vez mais a tendência por escolher iPhones e também smartphones Samsung com Android. Tal cenário é confirmado com o relatório divulgado hoje pela NPD, onde podemos verificar que a penetração de smartphones aumentou significativamente de 2012 para 2013.
No caso da Apple, em 2012, a empresa tinha 35% de penetração de mercado americano, tendo aumento para 42% no ano de 2013…isto relativamente ao quarto trimestre. Em segundo lugar está a Samsung, que também cresceu de 22%, em 2012, para 26% em 2013 (igualmente no quarto trimestre). Em conjunto, a Apple e Samsung representam 68% da taxa de penetração de smartphones nos Estados Unidos.
No gráfico seguinte podemos verificar esse crescimento da Apple e Samsung, mas também observar a quebra de domínio da Motorola, HTC e Blackberry.
Como a penetração de smartphones aumentou significativamente em relação ao ano de 2012, houve também um aumento no consumo de dados, que passou de 5,5 GB por mês no 4 º trimestre de 2012 para 6,6 GB por mês no 4 º trimestre de 2013, isto nos Estados Unidos. O relatório justifica este aumento de dados com a utilização cada vez mais frequente de serviços de streaming.
A tabela seguinte apresenta o TOP5 de serviços de streaming nos Estados Unidos.
Estes são dados para os Estados Unidos, que não reflectem o que acontece a nível Europeu. Ainda para o mercado americano, existe um estudo que indica que em 2017 a Apple dominara por completo o mercado dos dispositivo móveis com 68% de penetração de dispositivos – ver aqui.
Acham que os valores para os Estados Unidos poderão algum dia reflectir-me a nível europeu?