A Apple lançou finalmente o tão aguardado iPhone 4.
Algumas funcionalidades novas foram introduzidas, outras foram melhoradas. Em comparação com os seus antecessores, estamos perante uma total renovação quer a nível estético, quer a nível de hardware, onde o alumínio e o vidro se unem para uma maior qualidade de construção, mantendo-se sempre fiel à imagem de marca da Apple nos seus produtos minimalistas.
Retina Display
O ecrã é totalmente novo, apresentando agora uns simpáticos 960×480 pixéis a 326ppi, usando a tecnologia “Retina Display” que permite ao iPhone ser actualmente detentor do ecrã de smartphones com maior resolução já produzido. O seu elevado número de pixéis permite uma qualidade superior à que o olho humano consegue distinguir, fazendo com que os pixéis não sejam mais perceptíveis, oferecendo assim imagens mais cristalizadas e cores vividas com textos de elevada nitidez e suavidade.
A sua construção é feita num corpo de alumínio de elevada resistência num corte de precisão a laser de uma espessura bastante fina, fazendo com que seja actualmente o Smartphone mais fino do mundo. Corpo este onde dois vidros de Aluminosilicato (Material usado nos vidros dos Helicópteros e Comboios de alta velocidade com 20 vezes mais flexibilidade que o plástico e 30 vezes mais resistentes), permitem ao iPhone ser ainda mais resistente e difícil de riscar, material este que está presente tanto no vidro frontal como traseiro.
Outras novas tecnologias introduzidas pelo novíssimo iOS4 (Anteriormente chamado de iPhoneOS 4) são:
Facetime
Facetime: Adicionada câmara frontal para vídeo chamadas via Wi-Fi usando protocolos de elevada qualidade, dando sentido lógico e qualitativo às vídeo chamadas, minimizando assim a perca de pacotes e qualidade muito presentes nas actuais vídeo chamadas feitas via 3G. A Apple fez questão de deixar em aberto estes novos protocolos, baseados em vários standards, sugerindo que os mesmos possam vir a ser adaptados pela concorrência, alargando assim este tipo de vídeo chamada a outras plataformas, uma vez que neste momento só será possível de iPhone para iPhone.
Multitasking & Pastas
Multitasking: Não é nada novo, mas a forma como a Apple o adoptou permite que sejam mantidas a performance e durabilidade da bateria, recorrendo assim a vários API’s para que as aplicações que estão a correr em background usem APENAS os recursos necessários. No caso de serem, por exemplo, aplicações de áudio, estas apenas deixam o áudio activo mantendo o resto da aplicação em modo pausa.
Pastas: Foram adicionadas pastas para uma melhor organização das aplicações.
Gravação de Vídeos em Alta definição (HD) de 720p a 30 frames por segundo.
iMovie: O famoso editor de vídeo dos Mac’s chega agora ao iPhone. Edita, corta, adiciona efeitos e partilha de forma rápida através da Web, Email, MMS, MobileMe ou até mesmo Youtube.
Especificações técnicas:
Capacidades: 16GB ou 32Gb flash drive
Cores: Branco ou Preto
Ecrã
- Dimensões: 8,9cm na diagonal
- Resolução: 960×640 pixéis a 326ppi
- Contraste: 800:1
Dimensões e Peso
- Altura: 115.2 mm
- Largura: 58.6 mm
- Espessura: 9.3 mm
- Peso: 137 gramas
Redes
- UMTS /HSDPA/HSUPA (850, 900, 1900, 2100 MHz)
- GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz)
- Wi-Fi 802.11b/g/n (802.11n 2.4Ghz apenas)
- Bluetooth 2.1 + EDR Localização via: GPS Assistido, Bússola Digital, Wi-Fi, Rede
Câmara, Fotografias e Vídeo
- Gravação de vídeo em HD de 720p a 30 frames por segundo com áudio
- Máquina fotográfica de 5.0 Megapixéis
- Qualidade VGA nas fotografias e vídeo a 30 frames por segundo na câmara frontal
- Toque para focar vídeo ou tirar fotografias
- Flash LED
- Geotagging nas fotografias e vídeo
Sensores
- 3 Eixos Gyro
- Acelerómetro
- Sensores de proximidade e Luminosidade
Bateria:
- Iões de Lítio, recarregável através de USB ou Adaptador de corrente
Com duração de 300 horas em modo Standby, 7 horas em chamadas 3G, 14 horas em chamas 2G, 6 horas de Internet 3G, 10 horas de Internet Wi-Fi, 10 horas de visualização de vídeos e 40 horas de música.