Pplware

Apple acaba 2015 a liderar nos EUA e China mas perde o mundo

As informações que nos chegaram recentemente pela empresa Kantar Worldpanel ComTech, relativos ao 3º trimestre de 2015, mostram alguns dados interessantes que revelam que o sistema operativo Android está a crescer e a estabilizar a sua posição no mundo, atacando mercados fortes da Apple, como o dos Estados Unidos.

Embora a Apple tenha terminado o ano de 2015 a liderar nas vendas em dois fortes mercados, Estados Unidos e China, há sinais claros de que está a perder o mundo. E vamos mostrar claramente onde estão os utilizadores actualmente.

Os dados agora revelados mostram que o Android cresceu nos Estados Unidos para 59% da preferência dos utilizadores e na Europa, no que a empresa chama dos EU5 ou os 5 países com os maiores mercados no velho continente (Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Espanha), esta percentagem é de 71%.

É um facto que ao longo dos anos, ter o maior mercado não corresponde à obtenção de maior receita. Assim esta verdade permite à Apple ter um mercado menor mas com um retorno lucrativo superior ao dos seus mais directos concorrentes. Contudo, a perda de liderança e a perda ano após ano de utilizadores, poderá significar no futuro alguns problemas para a marca de Cupertino.

 

Apple perde metade dos utilizadores num ano no Brasil

Se tomarmos como ponto de referência um mercado como o do Brasil, podemos ver pelos dados disponibilizados que no último trimestre de 2014 o iOS tinha uma quaota de mercado de 5.5% e no mesmo período de 2015 esse valor caiu para metade, posicionando-se agora em 2.8%.

O sistema operativo Android teve uma subida importante. O sistema da Google passou de 89% para 91.8% conseguindo um incremento que poderá ter atraídos empresas importantes, como a Xiaomi. Esta empresa apenas havia comercializado os seus equipamentos dentro de portas (na China) e na Índia, mercados poderosos em volume. Com estes resultados o mercado brasileiro tornou-se igualmente um mercado tentador. Mas não foi só a Xiaomi, muitas outras marcas apostaram bastante no mercado brasileiro, onde a Apple não consegue atrair utilizadores devido a uma carga fiscal penalizadora.

Quem cresceu também foi o Windows Phone. Este é já mais importante que o sistema operativo da Apple, sendo agora preferido por 5.1% dos utilizadores no Brasil.

 

Nos Estados Unidos o Android ganha adeptos

Mas nem só no Brasil há esta tendência. Se formos analisar igualmente o último trimestre do passado ano, face ao período homologo de 2014, vemos que nos Estados Unidos, mesmo tendo a Apple batido recorde de vendas, a tendência é para uma escolha cada vez maior em dispositivos com Android. Em 2014 no período referido existiam 47.6% de cota de mercado, era inferior à da Apple que detinha 47.7%. Um ano volvido o panorama é diferente. Actualmente quem lidera e destacado é o Android com 59.1% contra os 39.1% do iOS.

Quem tropeçou foi o Windows Phone e foi um tombo considerável. No último trimestre de 2014 o sistema operativo da Microsoft atraía cerca de 3.8% da quota de mercado de utilizadores. Actualmente essa quota caiu para os 1.6%, é revelador mas intrigante.

 

E na Europa, em países com mercados ricos?

Não há como dar um salto ao Reino Unido, país de eleição da Apple quando toca a lançamentos exclusivos e verificar a popularidade da marca. Aqui, se analisarmos o último trimestre de 2014, verificamos que a quota de mercado à data era de 41.7% e no ano que terminou há poucas semanas esse valor caiu para 38.6%. Portanto também em terra de sua Majestade o iOS perdeu o quinhão e deixou escapar a liderança, até mesmo viu crescer o Windows Phone de 7.4% em 2014 para 9.2% em 2015.

A tendência mantém-se igualmente na Alemanha onde houve um ligeiro incremento do Android mas por conta de perdas do Windows Phone, visto que o iOS praticamente manteve a sua quota de mercado inalterada na casa dos 20%. Nos restantes países há igualmente uma posição de força do Android com quotas de mercado acima 69.9%.

 

E na China, na terra do Android?

Realmente a China é onde existem mais fabricantes de dispositivos Android mas é onde a Apple tem batido recordes de vendas e onde mais cresceu nos últimos trimestres. Contudo, o sistema operativo da Google é rei e senhor com uma cota de 71.4% no último trimestre de 2015 quando em 2014 tinha 77% no mesmo período. Perdeu algum terreno mas nada de extraordinário. O iOS no último trimestre de 2015 registava uma quota de 27.1% enquanto no mesmo período de 2014 tinha uma quota de 21.5%.

Aqui há também uma palavra a dar sobre o Windows Phone que atingiu a fasquia do 1% de cota de mercado, não sendo impossível, era difícil tendo em conta a baixa popularidade deste sistema onde poucos fabricantes apostam SO da Microsoft.

 

Qual será a razão do crescimento do Android?

Os especialista da Kantar referem que é sobretudo o fácil acesso aos dispositivos com Android, o baixo preço dos equipamentos e a facilidade de poderem trocar de equipamentos, principalmente em mercados de maior dimensão.

 

E o Resto do mundo?

Há uma tendência generalizada e é coerente a forma como se movimentam as opiniões. Podemos ver neste mapa e comprar os vários países com os anos disponibilizados:

Assim vai o mundo, a Apple e todos os grandes player desta bolha tecnológica que tende a ser o motor que faz girar a tecnologia e que, como temos visto, rende milhões às empresas. Kantar World

Exit mobile version