Pplware

Aplicação da Amazon foi removida da Play Store pela Google

O universo Android vive à volta das aplicações que a sua loja disponibiliza. Mas o facto deste sistema operativo ser open source leva a que outras empresas o aproveitem e criem as suas próprias versões.

A Amazon sempre aproveitou esta proximidade e permitia na sua aplicação dedicada à sua loja o acesso a outras aplicações e a outros conteúdos.

Mas a Google resolveu agora terminar com esta permissão e removeu da Play Store a aplicação da Amazon. A justificação baseou-se apenas na violação de regras bem claras.

Até há muito pouco tempo a aplicação da Amazon permitia apenas o acesso à sua loja, para compra dos diferentes elementos ali disponíveis. Todo o processo de compra era feito ali, sem qualquer necessidade de acesso ao site.

Mas uma actualização recente dessa mesma aplicação levou a que passasse a ser possível instalar aplicações para Android, que a Amazon disponibiliza na sua loja.

Esta alteração de fundo e de funcionalidade da aplicação levou a que a Google a removesse durante a passada semana da sua loja de aplicações.

Imagem da esquerda: Versão antiga | Imagem da direita: Versão nova

As razões apresentadas pela Google para esta remoção “compulsiva” baseia-se na violação de regras muito simples da própria Play Store.

Segundo a Google não é permitido que existam aplicações que levem à instalação de aplicações nos dispositivos Android que provenham de fora da Play Store. E é precisamente isso que a Amazon estava a disponibilizar, algo que a Google não podia permitir, por ir contra as suas regras.

A Amazon não demorou a reagir e colocou na Play Store uma aplicação alternativa, que remove esta funcionalidade e mantêm todas as restantes.

Apesar da remoção da aplicação da Play Store é ainda possível instalar a aplicação da Amazon com todas as funcionalidades de instalação de aplicações da loja Norte Americana.

Se o pretenderem podem seguir as instruções que já publicámos e que explica em detalhe como podem instalar a aplicação da Amazon e aceder a todas as ofertas que lá existem.

A posição da Google foi bem clara desde o início e a aplicação da Amazon, ao incluir esta nova funcionalidade veio violar de forma clara e aberta as regras que desde o início imperam na Play Store.

Exit mobile version