O Gestor de dispositivos do Android é uma ferramenta essencial neste sistema operativo. Permite que qualquer utilizador que tenha o infortúnio de perder o seu equipamento saber dele e até de o recuperar.
A Google tem estado a trabalhar nesta ferramenta e tem-lhe dado um conjunto de novas funcionalidades. A mais recente novidade agora incorporada na aplicação e no serviço que lhe dá suporte permite que sempre que bloqueiem o vosso Android através do Gestor de dispositivos possam definir um número para ser ligado, directamente no dispositivo.
O Gestor de dispositivos é uma das ferramentas que todos queremos ter presentes, mas que preferimos nunca ter de usar. A sua função é muito importante e até quase essencial.
Caso um dispositivo seja perdido, quer seja por ter ficar esquecido ou por ter sido roubado, o utilizador pode em qualquer outro dispositivo Android ou na interface Web do serviço colocá-lo a tocar para o encontrar, bloqueá-lo para impedir utilizações indevidas ou não autorizadas ou, em casos mais extremos, limpar o seu conteúdo de forma definitiva.
Mas como muitas vezes os dispositivos apenas precisam de ser encontrados, a Google introduziu uma nova funcionalidade no Gestor de dispositivos, que vai facilitar a vida a quem o encontrou e a quem o perdeu.
Passou a ser possível, no processo de bloqueio, incluir um texto que será mostrado no ecrã do dispositivo e também a indicação de um número de telefone que será usado directamente no mesmo dispositivo, para contactar o dono do mesmo.
Desta forma fica mais simples o processo de contacto entre quem encontrou o dispositivo e quem o perdeu, assumindo que é esse o desejo de quem o encontrou.
Ao definirem o bloqueio do smartphone, para além da password que já antes era pedida, devem definir a mensagem a ser mostrada e também o número que será configurado para a chamada de retorno.
Depois de activado o bloqueio, será apresentado no ecrã do dispositivo Android a mensagem que definiram e um circulo verde que deve ser carregado para ligar para o número definido.
Para poderem ter essa novidade no vosso Android a aplicação Gestor de dispositivos deve estar actualizada para a mais recente versão, o que deve acontecer nos próximos dias. Caso não a tenham instalada devem fazê-lo.
Este é mais um complemento a uma ferramenta que se tem provado de extrema utilidade e que tem permitido aos utilizadores descobrirem onde perderam os seus equipamentos e recuperarem-nos de forma simples.
Não vos garante que o dispositivo seja devolvido, mas dá mas hipóteses a quem o achar de cumprir o seu papel moral! Tudo depende da boa vontade de quem encontrar o aparelho.