Os dispositivos móveis por norma estão “presos” a um único utilizador, tendo este concentrado na sua conta todos os seus dados e as suas aplicações. Esta verdade já não é aplicada nos tablets, pelo menos no universo Android, onde existe a possibilidade de haverem vários utilizadores configurados no mesmo aparelho.
Mas a Google pode estar a preparar uma mudança radical nesta funcionalidade, ao preparar-se para dar também aos smartphones Android a possibilidade de terem vária contas por dispositivo.
Esta novidade pode estar a ser preparada para chegar já na próxima versão do Android a ser lançada, a L, conhecida na última conferência I/O.
Apesar de estar presente no Android desde a versão 4.2, a capacidade de ter múltiplos utilizadores nunca foi bem recebida e nunca foi muito usada e publicitada, em parte por não estar muito desenvolvida.
A chegada da versão 4.3 veio melhorar algumas destas capacidades, mas mesmo assim nunca foi das funcionalidades mais usadas e agraciadas pelos utilizadores.
Mas segundo um pedido que surgiu num dos fóruns de suporte do Android, a Google tem já essa capacidade de ter multi utilizadores preparada para chegar aos smartphones, provavelmente na nova versão L.
O pedido feito por este utilizador era bem simples e pode ser resumido na forma da existência de multi utilizadores, cada um com zonas distintas de permissões e de acesso e com as suas próprias aplicações instaladas.
Apenas duas horas depois do pedido ser registado, um gestor de projecto do Android deixou uma resposta bem clara e que indicia a presença de uma excelente novidade no Android L.
The development team has implemented this feature and it will be available as a part of the next public build.
A funcionalidade de multi utilizadores está já implementada e será disponibilizada na próxima versão pública do Android.
A ideia descrita pelo utilizador não se focava na possibilidade de ter multi utilizadores activos, mas sim algo similar ao que já se vêm noutros sistemas móveis, onde é possível criar zonas de acesso mais controlado e com restrições, dando acesso apenas a um conjunto limitado de aplicações.
A resposta apesar de bem explicita deixa algumas dúvidas no ar. A primeira é se será um modo Kids, como existe por exemplo no Windows Phone ou se será mais abrangente com a possibilidade de criar utilizadores distintos.
A segunda dúvida é quando será disponibilizada essa funcionalidade, se na próxima versão pública do Android L ou se noutra qualquer actualização que surja no KitKat.
Esta funcionalidade tem sido implementada de forma autónoma ao Android por alguns fabricantes, sempre numa perspectiva mais virada para as crianças e para a limitação do acesso a áreas mais sensíveis do Android, mas não é de ignorar a possibilidade de a ver aplicada noutras áreas, tais como a separação entre dados e contas de cariz pessoal e empresarial.
Está então a caminho uma das funcionalidades que se esperava que a Google implementasse a curto prazo. A maioria dos sistemas concorrentes já o tem e com um grande utilização e satisfação elevado.