Pplware

Android imbatível no mercado dos tablets

Android e Windows  a subir….iOS a descer

Os estudos que têm vindo a ser realizados, pelas principais empresas na área da consultoria, indicam que os tablets irão superar os PCs, já em 2015, sendo que a cada ano que passa o número de unidades de tablets vendidos têm aumentado significativamente. Depois dos smartphones, o mercado dos tablets é agora a grande aposta por parte dos players que actuam nesse segmento…mas, tal como no ranking dos smartphones, o Android já caminha isolado!

Quando a Apple lançou o primeiro iPad, foram muitos os que assumiram a convicção de que não haveria mercado para este segmento. A IDC apresentou recentemente um conjunto de informações que contrariam essa ideia.

Segundo a IDC, em 2013 o número é esperado que sejam vendidos cerca de 221.3 milhões de tablets (um número um pouco abaixo do registado em 2012, onde foram vendidos 227.4 milhões de unidades). No entanto, a consultora prevê que já em 2014 sejam vendidos cerca de 270.5 milhões de unidades e que em 2017 o valor cresça para os 386.3 milhões de tablets.

No que diz respeito ao ranking relativo às plataformas móveis, o Android continua a liderar e o iOS continua a cair. Tais resultados devem-se certamente há existência de equipamentos low cost com Android mas também à variedade de equipamentos Android presentes no mercado.

A IDC sublinha que a tendência, tendo em conta os últimos 24 meses, é a compra de tablets pequenos.Tom Mainelli, director de investigação da IDC, refere que é interessante ver que tablets menores têm vindo a ser a opção de compra longo dos últimos dois anos, enquanto cada vez mais se compram smartphones maiores.

In some markets consumers are already making the choice to buy a large smartphone rather than buying a small tablet, and as a result we’ve lowered our long-term forecast.

A precisão da IDC mostra (novamente) também, que o Windows tem ganho participação no mercado e que continuará a crescer nos próximos 4 anos. Será que ultrapassará a Apple nos próximos 3 anos?

O mercado dos tablets deixou de ser uma tendências para ser considerado uma realidade. Os números reflectem o rápido crescimento e, ao nível das plataformas móveis, a “guerra” entre Android, iOS e Windows Phone continua.

Qual a vossa opinião relativamente as previsões da IDC para 2017?

Exit mobile version