Pplware

ANACOM: Baixa de 44% no preço das chamadas entre operadores

As tarifas de terminação são os preços que os operadores da rede cobram a outros operadores pela terminação de chamadas nas suas redes. Depois de uma descida de 26% nos preços das terminações fixas, a ANACOM anunciou hoje que a terminação móvel terá uma descida de 44% a partir de 12 de julho.


O valor pago pelas comunicações, para a grande maioria dos consumidores, corresponde a uma grande fatia do seu orçamento, principalmente as que são realizadas para uma operadora diferente que têm um custo superior.

Depois de ter aprovado o projeto de decisão em janeiro, a ANACOM aprovou a descida dos preços de terminação móvel que os operadores móveis terão que implementar a partir de 12 de julho. O novo preço de terminação de chamadas em redes móveis será de 0,42 cêntimos de euro por minuto, tratando-se de um preço grossista praticado entre operadores. Este novo preço traduz uma redução da ordem dos 44% face ao preço atualmente em vigor – 0,75 cêntimos de euro/minuto.

De referir que inicialmente a redução proposta era de 43% mas, entretanto, foi detetado um erro de cálculo.

De acordo com a ANACOM, “a descida das terminações móveis permite viabilizar a existência de tarifários com preços iguais independentemente da rede de destino ou que incluem chamadas gratuitas para todas as redes, contribuindo para eliminar esse efeito de rede, já que não penaliza a realização de chamadas para fora da rede do operador a que pertence”.

Via ANACOM

Exit mobile version